quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Memória 48 : Pero Vaz de Caminha


Terá viajado, visto e combatido, pelo menos, em Toro, este Pero Vaz de Caminha, nascido no Porto, em 1450, e que veio a morrer, provavelmente, lutando, em Calecute, na Índia, a 15 de Dezembro de 1500. Menos de 7 meses depois de ter escrito a célebre carta do achamento do Brasil, onde a surpresa nas palavras e frescura do texto é muito superior às primeiras palavras dos americanos, quando chegaram à Lua. Tudo faz crer que era homem que conhecia bem as terras do norte de Portugal, e também o seu apelido permite situar a sua ascendência familiar no Minho. Ao escrever a carta a D. Manuel, para comparação da bondade das terras de Vera Cruz, lembra as terras do Norte português. Assim:
"...A terra, porém, em si, é de muito bons ares, assim frios e temperados como os d'Entre Doiro e Minho, porque neste tempo de agora (Maio) assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas, infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem. ..."

2 comentários:

  1. E sabia da poda: «E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem.»

    ResponderEliminar
  2. Bem parece, MR. E a leitura ou releitura da Carta, vale bem o tempo que se ganha pela vivacidade da escrita.

    ResponderEliminar