Tenho vindo a reler, de forma continuada, os textos em prosa de Eugénio de Andrade (1923-2005) que a Modo de Ler editou em Abril de 2011, com um competente e útil prefácio de Luís Miguel Queirós (1962). A temática ganha muito lida em conjunto e sublinha, indirectamente, a mestria e qualidade da prosa do grande poeta.
Das suas palavras saem nítidos retratos com evocações singulares e comoventes de Pascoaes e Pavia, justas, embora talvez um pouco cruéis, de Botto e Homem de Mello, entre outras figuras que ele conheceu de perto.
Deve ser interessante - gosto de Pascoaes. Boa tarde!
ResponderEliminarA prosa de Eugénio é de primeira água!
EliminarBom dia.
Também o tenho, mas ali está arrumadinho na estante à espera de vez...pouco de lá saiu, ainda.
ResponderEliminarUm bom fim-de-semana:))
Vale muito a pena lê-lo.
EliminarRetribuo, com estima.
Faz todo o sentido, que ao lermos este volume da prosa de Eugénio de Andrade, a leitura e o seu conteúdo ganhem outra dimensão; de unidade!
ResponderEliminarLeitura deste género, nunca fiz do grande escritor!
Foi publicado também o volume referente à poesia.
Bom dia e bom fim-de-semana!
Tenho conhecimento dos 2 volumes restantes (um de traduções), mas já tinha 2 edições da obra completa: a da IN-CM, de 1980, e a de "O Jornal" de 1990. O resto fui comprando em volumes soltos, excepto o raríssimo "Narciso", que ainda folheei em casa de Gastão Cruz.
EliminarRetribuo os seus votos, cordialmente.
Eugénio de Andrade é um dos meus poetas favoritos, tinha a edição da sua obra em dois volumes editada pela Imprensa Nacional, mas que infelizmente foi perdida após a ter emprestado, mas ainda me restam uns livros dele que vivem aqui na nossa biblioteca. O livro que refere é de certeza bem interessante.
ResponderEliminarBom fim-de-semana e desejo um feliz aniversário a HMJ.
Os melhores cumprimentos.
Pena que se tenham perdido...
EliminarFelizmente tenho muita coisa deste grande Poeta, que vale sempre a pena reler.
Agradecemos os votos.
Saudações cordiais.
Vi no Prosimetron que a HMJ faz anos, por isso, e embora um pouco tarde, quero deixar os parabéns. Muitas felicidades para os dois, durante muitos anos.😊
ResponderEliminarE as melhoras, uma vez que está um pouco adoentada.
Boa noite:))
Muito obrigados, Isabel.
EliminarHaver vamos...
Boa noite.