O meu interesse pelo poeta e filósofo romano Tito Lucrécio Caro (c. 94 a. c. - c. 50 a. c.) deu-se por leituras de Vergílio Ferreira (1916-1996), que o refere algumas vezes nos seus livros de ensaios. Assim, em meados dos anos 80, adquiri em leilão de José Manuel Rodrigues, da Livraria Antiquária do Calhariz (Lisboa), o poema A Natureza das Coisas (2 volumes, encadernados num só, 1851/53), traduzido para português pelo médico e político António José de Lima Leitão (1787-1856).
Por carimbo e etiqueta de posse consegui apurar que o proprietário inicial do, agora e ainda, meu exemplar, terá sido Sebastião d'Almeida e Brito (1797-1868), nascido em Figueira de Castelo Rodrigo, que, em Coimbra, terá sido companheiro de quarto de Almeida Garrett, e que era filho de um abastado lavrador. Consta, também, ter tido uma boa biblioteca, com obras raras. De seguida, o livro transitou para a posse de Adolpho Soares Cardozo que faleceu no Porto, em 1895. No entretanto, desconheço os donos intermediários, até mim.
O meu exemplar, com encadernação modesta, encontra-se em muito boas condições.
Em breve pesquisa pela net não encontrei muitas vendas, apenas duas de iguais exemplares,, com preços entre 60 e 140 euros. Uma delas da Livraria Manuel Ferreira (Porto).
Sem comentários:
Enviar um comentário