sábado, 17 de fevereiro de 2024

Baixelas



Há duas baixelas de prata e de mesa importantes, que eu conheço, e que estão relacionadas com Portugal. A primeira foi encomendada por D. José I, pouco após o Terramoto, em 1756, para compensar as enormes perdas da corte, a nível doméstico. Sumptuosa, é constituída por mais de mil peças e o pedido foi dirigido ao conhecido e reputado ourives francês François-Thomas Germain (1726-1791). A baixela em prata dourada veio a ser estreada em 13/5/1777, na aclamação da rainha D. Maria I. E guarda-se, habitualmente, no MNAA.



Em Agosto de 1973, ao visitar o Museu Wellington, em Londres, tive uma agradável surpresa. Na Apsley House, estava exposta a chamada Baixela da Vitória, que fora oferecida, pelos portugueses a Arthur Wellesley (1761-1852) pela grande ajuda do general na derrota das tropas napoleónicas. Constituída por cerca de 100 peças, tinha no entanto uma grande elegância e, enquanto foi vivo Wellington - que gostava muito dela -, sempre a usou nos grandes banquetes que deu no seu palacete.
Só vim a saber mais tarde que o desenho da Baixela da Victória fora feito e projectado pelo pintor português Domingos Sequeira (1768-1937) e a obra final fora executada apenas por ourives nacionais.

2 comentários:

  1. Nunca fui ao Museu Wellington, embora tenha passado à porta dele várias vezes.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um museu que vale pena conhecer.
      Bom resto de semana!

      Eliminar