sexta-feira, 3 de abril de 2020

Uma fotografia, de vez em quando (138)


Nem sempre os genes levam consigo o sentido estético anterior, mas muitas vezes há transmutações nas artes legadas entre gerações da mesma família. A filha do grande pianista que foi Arthur Rubinstein (1887-1982), nascida em Buenos Aires, Eva Rubinstein (1933) ainda estudou e praticou ballet clássico, mas é conhecida sobretudo como uma talentosa fotógrafa. Manteve-se, ao menos, o sentido artístico, como herança.


Essa aprendizagem, musical e de dança, iniciou-se aos 5 anos. Em 1939, toda a família, de origem judaica polaca, se mudou para os Estados Unidos, mas só em 1967 Eva Rubinstein se começou a interessar e a estudar fotografia. Mais tarde, ainda, se estabeleceu como fotojornalista. Paralelamente, a sua obra vasta inclui bons retratos de Gabo (García Márquez) e de Arthur Rubinstein, entre muitos outros.


Desta temática própria, ela referia: "É uma espécie de monólogo tentando transformar-se num diálogo, uma dádiva, um alibi de salvação." 

2 comentários:

  1. Não sabia, mas acho que já tinha visto a foto do García Márquez. A terceira foto é do Rubinstein? Nunca mostraria (nem tiraria) uma foto destas de um familiar meu. Só entendo que se faça uma foto destas como fotojornalista.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma foto cruel, realmente, mas não é do Pai Rubinstein. Há duas dele muito interessantes, uma delas de costas.
      Um bom dia, também.

      Eliminar