quinta-feira, 20 de junho de 2019

Migrações


Há fenómenos que me ultrapassam e tenho enorme dificuldade em percebê-los. Mas comecemos pelo princípio, enquadrando os factos, tal como os conheço.
Sempre conheci Coimbra desprovida de alfarrabistas. Mais precisamente, havia apenas uma pequeníssima loja de livros usados, na Alta, numa ruela que ia dar ao C. A. D. C. Sempre me perguntei, nesse início dos anos 60, se o potencial universitário de leitores não justificaria a existência de mais livreiros-alfarrabistas. Pelos vistos, não, fazendo jus ao provérbio: Em casa de ferreiro, espeto de pau.
Bastantes anos mais tarde, em Coimbra, se inaugurou a Livraria Miguel de Carvalho que, alguns anos depois (Março de 2018), talvez pela malfadada lei Cristas das rendas, se transferiu para a Figueira da Foz. Fiquei perplexo: então a balnear Figueira tem mais potenciais clientes do que a Coimbra universitária? Pareceu-me um contra-senso.
A entrada em vigor da lei Cristas, em Lisboa, provocou um autêntico pogrom nos alfarrabistas. Quase uma dezena de casas de livros usados desapareceu, duas ou três mudaram de sítio, várias outras estão ameaçadas, ainda hoje. Uma das que mudou de lugar foi a Livraria Artes e Letras, de Luís Gomes, que saiu da zona do Chiado para as Avenidas Novas.
E agora, para mim inexplicavelmente, ruma de Lisboa para Óbidos. Óbidos?!
Só posso desejar a Luís Gomes, e apesar de tudo, os melhores sucessos comerciais, nesta sua nova migração.

6 comentários:

  1. Há alguns anos abriu uma livraria no Castelo de Óbidos o que
    na altura também me fez alguma confusão, embora tenha ideia
    que teve alguns elogios na altura. Agora um alfarrabista!
    Mistérios um pouco difíceis de entender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que há por lá 1 ou 2 acontecimentos literários, anuais, mas continuo a pensar que uma ou duas andorinhas não fazem a primavera...

      Eliminar
  2. Atendendo ao género de livros a que Luís Gomes se dedica, não vejo em Óbidos grande clientela.
    Ele saberá melhor do que nós (ou não!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele lá saberá, realmente. E também há muitas transações que se processam através da net.

      Eliminar
  3. Esperemos que tenha sorte. Felicidades!

    ResponderEliminar