segunda-feira, 3 de junho de 2019

Sequelas ou sequências


Não se esperem revelações, passados tantos anos, destes reencontros. Apenas um ajustar de vírgulas menores, alguns pontos finais e definitivos, confirmações de coerências antigas, pequenos acertos.
Clarifica-se, no entanto, o puzzle da memória, de versões diferentes, em presença, de cenas vividas outrora pelos intervenientes. Cada um fixou aquilo que mais lhe interessava. Ou queria, limando-o, à sua maneira, talvez mais favorável.
O Manuel P. entrou confiante no salão, circunvagou o olhar pelo enorme grupo reunido. Depois, deu por mim e abriu-se num sorriso amplo, estendeu a mão, forte manápula ainda vigorosa. Acabámos num abraço afectuoso. Foi quando ele lançou, baixo e em tom quase confidencial:
- Eu reconheço muitos, pelos traços, mas parecem-me caricaturas...
Eu não disse, mas podia retorquir-lhe:
- São as rugas do tempo, Manuel!
O que seria uma mera evidência.
E, por isso, me calei.

Sem comentários:

Enviar um comentário