quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dia da Espiga : a Todos os que



Estes ramalhetes pequenos que se vendem, ainda hoje, para celebrar a quinta-feira de Ascensão, têm uma simbologia própria. As folhas de oliveira, a paz; as papoilas, o amor; as flores amarelas, a boa fortuna (o ouro), etc... Ao ramalhete se deve juntar um pãozinho pequeno ( pão da espiga) que algumas padarias antigas e "boutiques" de pão ainda oferecem aos clientes, no dia de hoje, muito bem cozido, para ter pouca humidade e poder durar um ano, até ao próximo dia da espiga. Do conjunto, a papoila é, no entanto, a que terá vida mais breve...

6 comentários:

  1. No alvo e com ironia...Obrigado,Ana.

    ResponderEliminar
  2. era mentira? oh... gostei tanto da ideia. até ia oferecer uns raminhos aqui à minha eurídice, que vai entrar no seu primeiro vacuus vivensis.

    ResponderEliminar
  3. À tarde li e pensei em comprar um para juntar a um presente. Afinal... tenho de esperar por Maio, não é?

    ResponderEliminar
  4. Declaração de APS:
    para os devidos efeitos, aqui, se declara que esta foi a minha mentira do 1 de Abril. Prometo, solenemente, que só voltarei a fazer das minhas lá para o ano!...
    Em prol da verdade, vou assinar, cordialmente,
    APS.

    ResponderEliminar
  5. Eu também comi o pãozinho!...por deus! não ne enganem que sou pequenino.
    Papoilas, menos a Maria, mais as do Cesário.Pampilhos muitos. Ah Ribatejo!Ah Botto
    e os raminhos de oliveira,com lacinhos vermelhos,à Homero... para a Madrinha

    ResponderEliminar