quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Da Janela do Aposento: 72 - Sentida Homenagem a um Professor de Excelência

 

A notícia do falecimento do Professor Doutor Manuel Gusmão, também poeta, encaminha-me para um percurso pessoal de enorme aprendizagem, difícil, mas gratificante, para passar a viver num país de escolha pessoal, de vivência e acolhimento generoso e amigável.

Após uma primeira formação linguista, sempre considerada condição essencial e obrigatória de adaptação e integração para quem se desloca a outro país, tanto por opção como de necessidade, resolvi, por uma formação universitária anterior no país de origem, continuar a prossecução de estudos na Universidade de Lisboa.

Convinha, portanto, aperfeiçoar, em primeiro lugar, o domínio linguístico, e o conhecimento elementar da cultura do país de acolhimento, para seguir, posteriormente, algum curso universitário apropriado ao gosto pessoal das humanidades.

Havia, na altura, nos anos de 1972-1973, um Curso de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros, na Universidade de Lisboa, em que me inscrevi, considerando, embora com alguma inocência, poder aceder a uma formação abrangente em Língua, História e Cultura.

Para justificar o motivo da minha mensagem de homenagem, sublinho que o ÚNICO professor que, daquela experiência me ficou PARA A VIDA, foi o Senhor Professor Manuel Gusmão. De uma postura discreta, de enorme capacidade de ensino – explicar Os Lusíadas a estrangeiros - nunca me pareceu haver docência mais exemplar.

Das aulas de História de Portugal ficou o oposto, ou seja, um Professor chamado Doutor Braga da Macedo a negar a evidência dos malefícios da Guerra Colonial, a alunos vindos da Europa e dos EUA, com informações actualizadas sobre os conflitos em 1972-1972, parecia uma anedota de docente. Além disso, a sua postura reacionária coincidiu com a invasão da Universidade de Lisboa pelos Gorilas ! A sua negação da realidade não poderia ter uma resposta mais violenta!

Os Professores de Língua e de História de Arte, de quem já nem me lembro os nomes, embora recordando esforços enormes de estudo de matéria pouco acessíveis, ficaram para sempre no limbo, certamente pela pouca importância que tiveram na minha formação.

No dia de hoje, e para sempre na recordação dos BONS PROFESSORES que tive o privilégio na minha vida, cá fica o Professor Doutor Manuel Gusmão, também poeta, com os meus agradecimento sinceros pela abertura ao mundo que me proporcionou.

 Post de HMJ

Sem comentários:

Enviar um comentário