Estes livrinhos da FFMS, sendo embora de autores pouco conhecidos, têm em comum a singularidade dos assuntos e a abordagem muito própria da escrita simples, quase sempre agradável e profissional de temas sociológicos pouco habituais.
E se este Avieiros, hoje, de João Francisco Gomes (1995), que comprei recentemente, tem por sombra tutelar o escritor ribatejano Alves Redol (1911-1969) que pela primeira vez tratou do assunto em 1942 (Avieiros), desta vez não é a ficção que prevalece.
A migração dos pescadores e famílias de Vieira de Leiria, para as mais favoráveis e menos perigosas margens ribeirinhas do Tejo são o motivo principal deste livrinho. Bem como um tipo de cultura própria que esta mudança acabou por propiciar.
Sabia deste livro, mas ainda não o vi. Se vale a pena, vou lê-lo. Obrigada pela dica.
ResponderEliminarBom dia!
Sem dúvida, e muito informativo.
ResponderEliminarBoa tarde.
Já o vi, no Pingo-Doce, mas não o comprei. Quando estou na fila, para pagar, é quando folheio estes livrinhos e vou comprando (alguns por sugestão aqui no Arpose) . Já tenho uns quantos, mas ainda só li poucos:(
ResponderEliminarBoa noite:))
Devo ter cerca de 20 destes livrinhos e os de Ensaios têm quase sempre qualidade. Até agora só enfiei 2 barretes, de outras temáticas.
EliminarBom Domingo.