sábado, 21 de maio de 2022

Passarada



Um melro dominante sobre o casario. Cantando ao meio-dia.

Lembrei-me dele mais tarde, já de noite, quando me pareceu ouvir, ao longe, o que parecia ser um muezim, repetindo por três vezes uma lengalenga que eu não entendi...

Veio-me assim à colação, também, a litania dos ceifeiros de Cuba, que Vitorino não desdenhou reproduzir, recantando:
"...Namorei uma rapariga,/ pares de meias deu-me dez!/ Quais, quais, oliveiras, olivais,/ pintassilgos, rouxinóis./ Caracóis, bichos móis./ Morcegos, pássaros negros./ Tarambolas, galinholas./ Perdizes e codornizes./ Cartaxos e pardais./ Cucos, milharucos, cada vez há mais..."

4 comentários:

  1. Os melros são bonitos e cantam muito bem. Bonita foto!
    Um bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. E têm uns passinhos miúdos, engraçados.
      Mérito da HMJ.
      Retribuo.

      Eliminar
  2. Gosto de melros e agora veem-se muitos.
    Só por esta «Moda da passarada» dos Tais Quais soube de um pássaro chamado cartaxo.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. A proibição de caçá-los permitiu a expansão da espécie.
    Também não conhecia essa variedade.
    Retribuo, também.

    ResponderEliminar