domingo, 21 de setembro de 2014

Produtos nacionais 18


Não sei se, hoje em dia, nas cervejarias ao servir um Fino (no Norte) ou uma Imperial (no Sul), ainda fornecem, gratuitamente, um pratinho de tremoços. Julgo que não e é pena porque, dizem, ajudam a combater a diabetes.
Nestes últimos anos, por circunstâncias fortuitas, mas também de gosto nosso, temos comido, com muita frequência, azeitonas. Soube, há pouco tempo, que reforçam o colesterol bom.
Uns e outras são entradas modestas ou acompanhamentos baratos, mas saudáveis de uma gastronomia que, na mesa do povo, sempre foi exígua. Na planura alentejana, pão e azeitonas foram, muitas vezes, única sustância dos ganhões e outras gentes do campo.
É já um pouco tarde, na minha vida, para me vir a ilustrar e conhecer profundamente as diversas castas de azeitonas portuguesas - e elas são muitas. Quanto aos tremoços, também de origem mediterrânica, e da família das favas, a variedade é menor.
Seja como for, a forma de os curtir, nacional, é que lhes dá o seu bom sabor característico e português.

4 comentários:

  1. Gosto das duas coisas e não sabia que as azeitonas são boas para o colesterol. Não lhes resisto.
    Fazem parte da boa dieta mediterrânica. Ainda bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem..:-)
      E, a menos que sejam estranhas coincidências, vários casos meus conhecidos testemunham as virtudes terapêuticas dos tremoços e das azeitonas.

      Eliminar
  2. As azeitonas, tal como azeite. :)
    Gosto de tudo: tremoços, azeitonas (e se temperadas, melhor) e azeite (só cozinho com azeite).

    ResponderEliminar