quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Breve nota sobre efemérides e imortalidade


Será talvez um dia auspicioso para o nascimento de poetas, esta data de 17 de Setembro. Nada menos de 4 respiguei eu de várias fontes informativas:
Francisco de Quevedo, em 1580.
Guerra Junqueiro, no ano de 1850.
Em 17/9/1883, nasceu William Carlos Williams. 
Finalmente, José Régio, em 1899.
Também se diz que, depois da morte, os poetas (e outros artistas) terão de passar vários anos no limbo, até serem redescobertos, e ressuscitarem, nalguns casos.
Sobre Quevedo, não tenho eu dúvidas. Quanto a Junqueiro e Régio, tão conhecidos em vida, rezemos-lhes pela alma, a ver se ressuscitam...

4 comentários:

  1. Ainda o meu canto dolente
    e a minha tristeza
    no Congo, na Geórgia, no Amazonas

    Ainda
    o meu sonho de batuque em noites de luar

    ainda os meus braços
    ainda os meus olhos
    ainda os meus gritos

    (...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de também ter nascido a 17/9, Agostinho Neto não deve passar à História, como Poeta...
      Dos Africanos, sou muito restritivo, mas Craveirinha é um grande poeta da língua portuguesa.

      Eliminar
    2. Tb concordo. Gosto imenso de Craveirinha.

      Eliminar
    3. Infelizmente, creio, que pouco lido em Portugal.

      Eliminar