quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Apontamentos 53: Efemérides



Curiosamente, numa altura em que o cenário da emigração do Sul para o Centro da Europa se repete, é da Alemanha que surgem as notícias sobre uma efeméride que, afinal, continua a passar ao lado das preocupações principais da construção da Europa, ou seja, o ser humano como fundamento das instituições democráticas.
Parece que foi no dia 10.9.1964 que mais um emigrante – no caso um cidadão português – chegou a uma das estações de comboio de Colónia. Mereceu um destaque na imprensa da altura, como se vê pela imagem acima, porque era o emigrante 1.000.000 a alcançar o seu destino.
De facto, os anos sessenta eram tempos em que passámos a conviver com pessoas vindas do Sul da Europa e que, por motivos económicos, se alojavam à nossa volta. Com o devido desconto normalmente atribuído a uma pretensa evolução da sociedade, convenhamos que os contactos eram, tanto no passado como hoje, resultado de um espírito mais esclarecido dos cidadãos do que de uma famigerada “política de integração”.
Com a devida distância, os cenários repetem-se. Com a diferença de que a apetência do capital exige, actualmente, “pessoal qualificado”, sendo apoiado, nessa exigência, mais uma vez pelas forças políticas do país de “acolhimento” em detrimento dos custos de formação ora remetidos aos países de origem e com as implicações que bem conhecemos.
De toda a memória vivencial de contacto com os primeiros emigrantes, sem excluir a realidade actual, fica a revolta profunda de uma Alemanha oportunista e desumana, sob a égide, tanto no passado como no presente, do partido maioritário no Governo.
Não se poderá aceitar, em consciência, como a CDU/CSU continua a apoiar associações reaccionaríssimas de refugiados do pós-guerra e dos antigos domínios do leste da Europa, a não ser como tropa de choque de partidos da direita, sem ter nenhuma política consistente, no passado como no presente, relativamente aqueles que escolhem a Alemanha como país não só para trabalhar como para VIVER.

Post de HMJ

Sem comentários:

Enviar um comentário