terça-feira, 2 de setembro de 2014

Pequena história (30) : estatísticas e bom senso


Com base numa progressão estatística estável, é possível concluir, pelos números de hoje, que, no ano de 2048, todos os norte-americanos serão obesos. No entanto, há imponderáveis que poderão vir a alterar, significativamente, esta previsão matemática. O bom senso, neste caso, e a humildade e a incerteza dos prognósticos devem ser sempre considerados.
No decurso da II Grande Guerra e para evitar a perda de demasiados aviões, nas batalhas aéreas, pôs-se aos Aliados uma questão importante: reforçar a blindagem dos aparelhos, mas de forma parcial, para não obrigar, pelo aumento do peso das aeronaves, a um aumento de consumo de gasolina. A observação cuidadosa de vários aviões, que tinham entrado em combate, permitia concluir que eles eram atingidos por balas, sobretudo na fuselagem; sendo poucos os vestígios de balas, na área dos motores. Daí concluir-se que as fuselagens é que deveriam ser reforçadas.
Mas um matemático, especialista em estatísticas, Abraham Wald (1902-1950), alertou para uma realidade muito simples, mas também muito significativa: provavelmente, a maior parte dos aviões atingidos nos motores não regressou, porque tinham sido abatidos. E não tinham contribuido para a decisão, que devia estar errada, nas suas conclusões dogmáticas...

2 comentários:

  1. Com base nessa mesma estatística, em 2017 EU estarei obeso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não desespere, porque os números também se enganam. Há que ter esperança!...

      Eliminar