quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pinacoteca Pessoal 16 : Picasso


Penso que este quadro de Pablo Picasso (1881-1973) será, talvez, uma das últimas pinturas ditas de "intervenção" da Europa Ocidental, no século XX. Excluí, conscientemente, as Américas e a Europa Oriental, desta afirmação anterior. O "Massacre da Coreia", de Picasso, não terá porventura a violência apocalíptica de "Guernica", que a precedeu, mas espelha bem a revolta e indignação do Pintor perante a Guerra e a opressão desmedida. É um quadro que as bem-pensâncias procuram esquecer e, muito raramente, referem. Mas melhor do que as minhas simplórias palavras, valerá mais a pena transcrever (TLS nº 5222, de 2/5/2003), traduzindo, aquilo que, sobre o quadro, David Hockney (1937) escreveu, sob o título " Problems of depiction". Segue:
"Em 18 de Janeiro de 1951, Picasso pintou um quadro intitulado "Massacre na Coreia". No dia seguinte voltou a pintar crianças. O catálogo razonado Zervos anota a obra como sendo relativamente isolada numa sequência de retratos de crianças - a inocência e o futuro.
A Guerra da Coreia tinha começado em Junho de 1950 e em  Dezembro daquele ano vieram a lume histórias nos jornais que davam conta de atrocidades na Coreia que incluíam relatos de disparos sobre mulheres e crianças.
O quadro de Picasso foi reproduzido nos jornais da época (eu lembro-me disso, tinha 14 anos e era aluno de uma escola de Bradford). O caso foi rotulado como uma acção de propaganda e o quadro foi muito desvalorizado, comparado com "Guernica", e o assunto, praticamente, não voltou a ser falado.
Anos mais tarde, ao ver uma exposição de Picasso no MOMA, eu fiquei impressionado com o quadro. Ele ficou comigo, e comecei a interpretá-lo de forma diferente.
Em 1950, as imagens da II Grande Guerra ainda estavam presentes; a recuperação do post-guerra ainda ia a meio, quando as notícias do novo conflito, longe de Paris, começaram a chegar - reportagens de jornalistas, mas sem imagens.
A pintura de Picasso era uma resposta
Evidentemente que as suas fontes são Goya e Manet, mas eu penso também que, mais importantes ainda foram as imagens largamente difundidas dos campos de morte nazis. E isto teve um largo impacto, na altura (foram mostradas em Bradford, num local da cidade onde tinha caído uma bomba, e eu vi-as quando tinha oito anos).
Do meu ponto de vista penso que é uma obra universal, embora Picasso tivesse dito que as fotos vieram depois do acontecimento, e na verdade, de algum modo, não testemunham inteiramente a terrível e brutal actividade desses campos de morte, mas apenas nos dão conta dos sobreviventes - muito poucos em relação aos mortos. Por isso, o seu assunto e motivo é a resposta de um Pintor às limitações da fotografia, limitações que ainda hoje se mantêm connosco, e talvez mereçam, ainda hoje, um debate." 

4 comentários: