segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Letras, 1965


Faculdade de Letras, 1965, Lisboa. Entre a crise académica de 1962 e, a mais grave, em 1968-69, decorre um período menos perturbado, muito embora os universitários não tenham desistido das suas razões, nem da sua luta pela independência associativa e académica face ao poder político. Era reitor da Clássica, na altura, Inocêncio Galvão Telles.
Este jornal Letras 65, da Comissão pró-associação, de carácter não-periódico, faz-se eco das reinvindicações estudantis. A colaboração é rica e diversificada. Alguns artigos são de nítido cariz político: "O significado do ataque às associações", por Medeiros Ferreira, "Uma reforma da Universidade", de Margarida Losa, ou "... e que  faz depois tanta gente?", de Eduarda Dionísio; "Letras 65" informa também que, no ano lectivo de 1962-63, entraram para a Faculdade de Letras de Lisboa 641 alunos, frequentaram-na 2.873, e concluiram os cursos: 59 alunos.
As contribuições literárias do Jornal são vastas. Em poesia, Fiama, Gastão Cruz, Almeida Faria, António Torrado, Herberto Helder e há, ainda, um poema inédito de Sophia sobre Lorca ("Túmulo de Lorca"). Do Jornal constam também depoimentos de Cardoso Pires, Abelaira, Sophia e Luis Francisco Rebello - autores premiados, por livros, no ano anterior de 1964. Registe-se também a colaboração de Alice Vassalo Pereira (Alice Vieira), Eduardo Prado Coelho e Lauro António; bem como respostas de Professores (Delfim Santos, Peral Ribeiro...) a um inquérito sobre o tema "Exames".
Optamos por reproduzir, em imagem, o texto literário de Herberto Helder, intitulado "Um pequeno lugar", inédito na altura, que não sei se terá tido, posteriormente, inclusão em livro.

para MR, cordialmente.

8 comentários:

  1. Gostei imenso. Obrigada.
    Quantos alunos frequentarão hoje a FLL?

    ResponderEliminar
  2. Talvez, no mínimo, multiplicar por 10...
    Em tempo, lembro-me que, no início dos anos 60, toda a Universidade de Coimbra tinha cerca de 5.000 alunos. Em 1965, o Hospital de Sta. Maria podia "hospitalizar" a cidade de Bragança toda: à volta de 6.000 pessoas. E a mais pequena cidade portuguesa da altura, Pinhel, não chegava a 3.000 habitantes!...
    As estatísticas são o diabo!..:-)

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.

    O texto de Herberto Helder (de 1930, não?) está publicado no livro "Os Passos em Volta" sob o título "Lugar lugares" e com pequenas alterações. Tenho a edição da Azougue, Rio de Janeiro - 2005. Abraços! Isabela Goulart

    ResponderEliminar
  4. Herberto Helder nasceu realmente em 1930, no Funchal (Madeira), Isabela.
    Quanto à sua pergunta, sobre este texto publicado em 1965, consultada a minha 2ªedição (1964), que é já aumentada da 1ª, não consta. Nem sequer o conto "Lugar lugares" de que fala. A sua edição, brasileiira de 2005, terá sido acrescentada das 2 iniciais, porventura.
    Cordialmente,
    APS

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, sabe onde consigo consultar este jornal? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A BNP (Biblioteca Nacional de Portugal) será talvez a melhor hipótese. A Biblioteca da Faculdade de Letras, na Universidade Clássica, talvez tenha esta publicação.
      Boa sorte!

      Eliminar
  6. Não consta nem do catálogo da BNP nem da Faculdade de Letras. Questionei os serviços da BNP mas ainda não obtive resposta. Estava com esperança que me dissesse que era o feliz proprietário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que o jornal está na minha posse, desde 1965, assim como o scanei, na altura deste poste. Mas haverá, com certeza, muitos mais exemplares.

      Eliminar