segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conselhos para Álvaro

Parece que um tal Álvaro tem a intenção de convidar "velhinhos endinheirados" para esta nossa "Suiça" à beira-mar plantada. Não me restam dúvidas de que a maioria do povo sabe receber bem, dentro do "seu castelo", casinha limpa, boa comida e simpatia. O caso muda de figura quando pensamos na falta de civismo no que respeita ao asseio do espaço público e, sobretudo, na existência de determinadas entidades públicas que se distinguem pelos enormes "calos na cabeça" e tornam o dia-a-dia num calvário, tanto para nacionais como forasteiros.

Eis um exemplo:

Uma empresa chamada Ascendi, uma tal PPP (parceria público-privada) como julgo, tem uma forma extremamente expedita e simples para o forasteiro proceder ao pagamento de portagens, nas vias sob responsabilidade de gestão da dita empresa. Não havendo, para os estrangeiros, a opção de pré- ou pós-pagamento, o condutor terá de adquirir, previamente e nas estações dos CTT, um DE (=dispositivo electrónico) temporário, o qual deverá devolver, no prazo de dois dias, no mesmo balcão onde o adquiriu (funcionário da Ascendi dixit !).
Sucede que a página electrónica da Ascendi não tem opção em Inglês, nem divulga o montante das tarifas a cobrar. Ora, como a maioria dos forasteiros, tanto novos como velhos, não compreendem esta faceta paradoxal do país, aqui vão uns conselhos para Álvaro:
- oferecer a qualquer cidadão estrangeiro um curso rápido de Português, oficioso e formal, para entenderem o funcionamento do nosso serviço público;
- declarar os Sábados e Domingos como dias de permanência obrigatória no país (dias de encerramento do serviço público dos CTT), uma vez que a Ascendi não deixa entrar, nem sair ninguém, nas "suas" auto-estradas, sem o dito DE.
Assim, os turistas ficam mais dois dias. Bem pensado, Álvaro !

Post de HMJ

3 comentários: