Penso que há livros que têm um tempo próprio para serem lidos: a infância, juventude, a idade madura. Mas há quem subverta tudo isto, talvez por desarrumação natural.
Estou a tentar ler, embora devagar, O Doutor Jivago, de Boris Pasternak, livro que, na juventude, não consegui ler quando saiu, editado pela Bertrand.
Vou na página 25, a ler vamos...
É verdade. Há livros que tenho na minha lista e ainda não tive coragem de ler - na realidade, um deles, é o Conde de Monte Cristo. Boa tarde!
ResponderEliminarNo meu caso pessoal, há um nome paradigmático: Graham Greene, romancista de que só comecei a gostar de ler depois dos 40 anos...
EliminarBoa tarde.
Um grande livro. Tem de o ler. Estreou este ano em Cannes uma nova adaptação ao cinema do livro, parece que muito boa. Aguardo a sua estreia em Portugal.
EliminarBoa noite!
Já vi o filme e tenho o livro, que nunca li, e sei que não vou ler, porque depois de ver os filmes raramente consigo ler os livros. Já me aconteceu com vários. O contrário sim: ler o livro e depois o filme, mas o livro depois do filme ...
ResponderEliminarContinuação de boa semana:))
É verdade, até que um filme só nos gasta 2 horas. O livro ainda consegue ter uma certa frescura, na leitura, mas como muitos dos livros de autores russos tem imensas personagens, difíceis de memorizar no cojunto...
EliminarObrigado. Retribuo, cordialmente.
Os livros russos têm um problema, dado que os personagens são tratados de formas diferentes. Quanto a mim, um grande livro.
ResponderEliminarO primeiro livro que li de GG foi O fim da aventura, mas só o percebi bem quando o voltei a ler muitos anos depois. Tem a ver com os princípios religiosos do autor que impregnam a obra.
Boa leitura!
Hoje, para mim, Graham Greene é um escritor de referência e, em inglês ou traduzido, já li muita coisa dele.
EliminarObrigado.
Bom dia!
Ho finito di leggere cent'anni di solitudine di G.G.Marquez per la seconda volta.
ResponderEliminarÈ bellissimo.
Um grande livro de um bom escritor.
EliminarDe algum modo foi o pioneiro do "realismo mágico".