Não conheço a obra dele (fiquei com curiosidade), mas não entendo a dificuldade de colocar a Idade Média depois de Grécia e Roma, talvez por hábito, pois para mim é natural. Bom dia!
Aldana, Quevedo, Machado e Gamoneda, com ele, são, para mim, os 5 maiores poetas espanhóis. Jiménez constata a Idade Média como um atraso da Humanidade em função da civilização greco-romana. Bom dia.
Eu não comentei a citação, mas penso que, depois de tanto esplendor, regredimos em todos os aspectos, até renascermos com o Renascimento (passe e redundância). São os ciclos da História, penso eu... Mas o Arpose fará o favor de me (nos) esclarecer.
Penso, realmente, ser esse o sentido da reflexão de J. R. Jiménez. Igual a pensar-se que depois de um Obama, podia suceder um ogre como presidente dos E. U. A. Boa tarde.
É estranho que a Idade Média tenha sucedido a civilizações tão 'civilizadas', no final com profundas mudanças religiosas e o papel do Estado a falhar. Tb nós não pensávamos que iríamos ver o fanatismo religioso e político que se vive atualmente no mundo e ver, como refere, depois de Obama um Trump. E o que se vai passar na nossa Europa com os sinais que andam por aí? Boa tarde!
Tenho a ideia do caminho da Humanidade como uma intermitência de avanços e retrocessos. Ao atingir um limite há uma saturação e tudo volta ao seu contrário e, assim, continuamente... O Homem raramente aprende com os erros passados. Boa tarde.
Deste Nobel apenas li Platero e Eu, um livro que é uma ternura.
ResponderEliminarBoa noite.
É um dos grandes poetas de Espanha.
EliminarBoa noite.
Não conheço a obra dele (fiquei com curiosidade), mas não entendo a dificuldade de colocar a Idade Média depois de Grécia e Roma, talvez por hábito, pois para mim é natural. Bom dia!
ResponderEliminarAldana, Quevedo, Machado e Gamoneda, com ele, são, para mim, os 5 maiores poetas espanhóis. Jiménez constata a Idade Média como um atraso da Humanidade em função da civilização greco-romana.
EliminarBom dia.
Eu não comentei a citação, mas penso que, depois de tanto esplendor, regredimos em todos os aspectos, até renascermos com o Renascimento (passe e redundância).
ResponderEliminarSão os ciclos da História, penso eu...
Mas o Arpose fará o favor de me (nos) esclarecer.
Bom dia.
🍂
Penso, realmente, ser esse o sentido da reflexão de J. R. Jiménez.
EliminarIgual a pensar-se que depois de um Obama, podia suceder um ogre como presidente dos E. U. A.
Boa tarde.
É estranho que a Idade Média tenha sucedido a civilizações tão 'civilizadas', no final com profundas mudanças religiosas e o papel do Estado a falhar.
ResponderEliminarTb nós não pensávamos que iríamos ver o fanatismo religioso e político que se vive atualmente no mundo e ver, como refere, depois de Obama um Trump. E o que se vai passar na nossa Europa com os sinais que andam por aí?
Boa tarde!
Tenho a ideia do caminho da Humanidade como uma intermitência de avanços e retrocessos. Ao atingir um limite há uma saturação e tudo volta ao seu contrário e, assim, continuamente... O Homem raramente aprende com os erros passados.
EliminarBoa tarde.