sábado, 4 de julho de 2020

Varinas



Ora, hoje, vou intrometer-me numa secção do Arpose, que não costuma ser da minha responsabilidade, a saber, as Mercearias Finas, pela simples razão de ter sido eu a trazer para casa o jornal com a embalagem da latinha em epígrafe.

Como recebi de herança familiar materna que qualquer objecto novo tem que ser apreciado e avaliado quanto antes, lá enriquecemos o nosso jantar, normalmente frugal, com um pãozinho de feitura caseira e o conteúdo da latinha acima reproduzida.

Embora acolhendo frequentemente iniciativas que visem a promoção do produto nacional, tanto pela qualidade como pela proximidade de produção, acontece que alguns lances depois se revelem fracasso pela "provincial modernice" que introduzem.

O "chefe" insitiu na introdução, pouco justificada, de canela, estragando, com esse lance, o conjunto do sabor dos peixinhos.

Esse bater de palmas a qualquer gesto das criaturas instalou-se, há tempos e bem cedo, no universo de uma população infantil e juvenil. Crescendo neste domínio pouco racional e acrítico da prestação individual, assistimos, depois, a um país de brilhantes: fazedores de versinhos promovidos a poetas, cozinheiros em lugar de chefes de impérios - frágeis à espera da salvação do contribuinte - merceeiros saltando para a categoria de empresários, CEO's e quejandos, sem esquecer outros que, pela formação académica, deviam ser mais objectivos.

Quando a família não sabe domar os rebentos, também não se peça depois aos professores conscientes que emendem tanto desmando.

Post de HMJ


5 comentários:

  1. Coisa que tenha CHEF, não me tem como cliente.
    Mas esta oferta vou provar, prevenido que já estou.

    Bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para João Menéres:
      Oxalá que goste. Os peixinhos são bons, dispensava-se a canela.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Realmente canela com sardinhas... Esperemos que as próximas sejam melhores.
    Fui uma vez comer a um restaurante do Vítor Sobral e gostei. E tenho um livro de cozinha dele que tem boas receitas.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      Dos "Chefes" que proliferam, julgo que Vitor Sobral ainda se encontra nos mais aceitáveis. Agora canela com sardinhas cheira a parolice ....

      Eliminar