domingo, 12 de julho de 2020

Recuperado de um moleskine (35)


Em tempos, creio que na última década do século XX, estive para comprar um andar no Bairro Azul. Era um quarto andar e dele se via completamente a Praça de Espanha; com algum esforço visual e de corpo, julgo que se avistava também uma nesga do Tejo, ao longe.
Eu gostava da zona, parecia-me sossegada, ampla q. b. e arejada. Ia, às vezes, visitar uns parentes, que moravam na Ramalho Ortigão, num rés-do-chão alto de divisões médias e agradáveis, e eu vinha de lá quase sempre satisfeito e bem disposto. A rua tinha ainda 2 mercearias tradicionais. E metro, perto.
El Corte Inglés ainda vinha longe, farmácia havia ao pé e a Gulbenkian não ficava distante. A IN-CM tinha, nessa altura, uma livraria (que fechou depois) à beira da Fundação. O preço do andar em vista, era convidativo, e a compra só não se concretizou, porque havia obras profundas e caras, a fazer no elevador.
Inexplicavelmente, creio que me lembrei disto, por me vir à ideia o início de Den Afrikanske Farm, de Karen Blixen (1885-1962), que viria a dar o filme Out of Africa. Que começa por esta frase singular: "Eu tive uma fazenda em África, no sopé das colinas Ngong..."
Ou terá sido por o Carlos C. e S., que morava então no Bairro Azul e que eu visitava amiudadas vezes, ter feito grande parte da sua vida profissional em Moçambique? Não sei ao certo - a memória trabalha, frequentemente, em piloto automático.


4 comentários:

  1. As pequenas memórias, como eu gosto de chamar, revelam um pouco o universo de quem as escreve, ao mesmo tempo que quem as termina por ler, termina a percorrer as suas próprias memórias dos locais ou das afinidades culturais abordadas, muitas vezes originando belas descobertas.
    Um bom domingo!
    Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas coisas, de um velho moleskine, acabam por ser uma espécie de "quartos amenos e amáveis" onde nos sentimos bem, quando lá voltámos...
      E é bom saber que suscitam outras memórias (parecidas ou não) em outras pessoas.
      Retribuo, grato e duplamente.

      Eliminar
  2. Gosto sempre de ler os seus "Recuperado de um Moleskine"!
    Bom dia:))

    ResponderEliminar