sábado, 18 de julho de 2020

Apontamento 137: De volta, infelizmente, ao universo da" Minnie Mouse"


Imagem enganadora

Como é meu costume, aviso, antecipadamente, os eventuais leitores sobre as opções estéticas, éticas e culturais das minhas contribuições neste espaço de liberdade de expressão.

Com efeito, nunca apreciei BD = Banda Desenhada, porque nunca me encantei com aquelas bolinhas e frases mínimas. Embora também não gostando, de todo, dos discursos prolixos, ficaria, certamente, no meio termo. Ou seja, nem de menos, nem de mais. 

Ora, o que aprendi sobre uma boa elaboração objectiva de um trabalho com pensamento estruturado, devo-o, sem sombra de dúvida, ao mestre Padre António Vieira. Sublinha-se que o fundo religioso da construção dos seus discursos é mero acidente de percurso da perfeição retórica.

Regressando, passado de um tempo ameno, arejado e de dedicação quase exclusiva aos residentes, aos espaços nobres da Capital, ou seja, à zona do Chiado, constata-se o regresso a uma opção miserável de cidade e com medo de, no futuro, apenas nos cruzarmos com forasteiros aculturados, incivilizados e burgessos. Nunca gostei de "Minnies" e cada vez gosto menos, sobretudo, quando ocupam de forma imprópria os espaços. Não me dizem nada, apenas ocupam o meu espaço.

Contrariamente à pose do Senhor Presidente da Câmara de Lisboa, embora querendo pôr-se em bicos de pés relativamente a um assunto de âmbito mais vasto, convinha que começasse a tomar contar daquilo que é do seu alcance e âmbito, ou seja, devolver, como diz, a cidade aos seus residentes.

A zona do Chiado voltou a ser espaço das Minnie Mouse, cheio de forasteiros, chungarias diversas,  e os sem abrigo com falta do essencial para mudarem a vida, 

Será que o final da vida dos residentes é cruzarem-se permanentemente com MINNIES, que nada lhes dizem, NEM nada ACRESCENTAM, trotinetes espalhadas, música pimba aos molhos, e  com um Presidente de uma Câmara Municipal  a assobiar para lado ? Até quando ?

Post de HMJ


4 comentários:

  1. Gosto especialmente da imagem deste post, porque passei a minha infância e adolescência por aqui. Até frequentei as duas igrejas que se podem ver na fotografia: Encarnação e a dos "Italianos" como lhe chamávamos na época.
    Subscrevo este post porque embora já não seja residente, o Chiado, as suas lojas e os seus habitantes fazem parte das minhas memórias e gostaria também que a Câmara desta cidade cuidasse dela e não que a tornasse num "Jardim Zoológico" para turistas. Os seus moradores merecem o maior respeito e a memória da cidade é para ser preservada e não vilipendiada.
    Muito boa tarde e um resto de bom domingo!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Mister Vertigo:
      Agradeço o seu comentário. Até há dias em que já não dá gosto sair de casa.
      Boa noite !

      Eliminar
  2. Infelizmente, "O turismo comanda a vida" e na maior parte das vezes é completamente desnecessário. Mas quem mora nas cidades não manda nada.

    Uma boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      Infelizmente, existe gentinha que insiste nesta opção destruidora do turismo. Não têm cabeça para mais. Obrigada pelo comentário e os votos.

      Eliminar