sexta-feira, 5 de julho de 2019

Preliminares


Sempre me dei bem com cortadores, a começar pelo Zé Bento, dos meus tenros anos vimaranenses. Nessa altura eram marchantes, como no Norte se dizia. Depois apareceu-me o Simões, o Farinha, o Abílio - tudo boa gente e amável para comigo. Profissionais de gabarito, sempre gostei de os observar a desmanchar uma peça de carne de novilho ou as longuíssimas lombadas de porco.
Precisos no corte rigoroso, iam falando sempre, sem falhar a pontaria.
Hoje no Mercado, com o meu presente fornecedor, falámos de etnias, ele que ainda tinha parentes anteriores de Pontevedra e um avô palavroso e algarvio; eu que, ao que sei, venho de minhotos retintos. Tudo isto, enquanto ele me aviava de entrecosto para uma feijoada e de umas tiras fininhas de peru para um strogonoff, que há-de vir à mesa, lá para o final da manhã.
E, entretanto, eu ia-me lembrando de alguns quadros de Soutine...

4 comentários:

  1. Realmente Soutine gostava de pintar carcaças de animais talvez influenciado pelo Boi abatido de Rembrandt.
    E consta que pintava com modelo à sua frente. Imagine-se o fedor do atelier e o horror dos vizinhos.
    Curiosidade, morreu na mesa de operações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E verdade. Uma perfuração intestinal inesperada em tempos infelizes de ocupação nazi.

      Eliminar
  2. Ora aí está uma coisa que não me move e até, podendo, me esgarço de tal actividade.

    ResponderEliminar