segunda-feira, 22 de julho de 2019

Mercearias Finas 147


De pêras, mais do que a Rocha, na memória gustativa ficou-me a saborosa Passe-Crassane, só que se dava muito mal com a minha crónica, ainda que suportável, colite. Vim depois a saber que era um híbrido enxertado de marmeleiro, ainda no século XIX, na Normandia (França). Daí o seu tamanho, talvez. E sabor muito especial.
Quanto a Pêras Bêbadas, de sobremesa, só as provei, pela primeira vez, em Lisboa. E, quando bem feitas, passaram a ser um dos meus terminais predilectos para coroar e sublinhar, principescamente, uma boa refeição aconchegada. Mas já não as provava há muito.
Ora, aconteceu que, de surpresa, nos ofereceram um cestinho de pêras médias, criadas com desvelo, numa quintinha lá para as bandas de Constância, por onde dizem que Camões também andou... Cruas e experimentadas por HMJ, provaram ser muito boas, tanto que resolveu embriagá-las, para mim. E abrir, nas suas manufacturas domésticas, um novo capítulo - veio a sair-se lindamente.
Cozidas num tachinho de Dão tinto Grão-Vasco (colheita de 2016), acompanhadas de 2 paus de canela e 5 cravinhos da Índia, com raspa de laranja e açúcar q. b., ficaram um primor, as pêras bêbadas. E já marcharam 3...

8 comentários:

  1. Não as devo conhecer bem feitas, as embriagadas, porque não aprecio. Esta receita parece-me muito bem, um dia experimento. Mas uma bela pêra sabe sempre bem, seja qual for a "marca".
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem todos os sucedâneos de pêra eu aprecio. Por exemplo, não gosto do licor de pêra, nem da lusa do Carranca Redondo e Cia., nem da "Guilhermina" holandesa...
      Mas estas bêbadas, quando bem feitas são uma delícia!
      Boa semana.

      Eliminar
  2. Gosto muito de pêras. Este ano também me deram umas peras parecidas com as da foto. Vieram da zona das Caldas e são muito boas.
    Gosto muito de pêras e tenho saudades das carapinheiras e das francesas.
    Pêras bêbadas é uma das minhas sobremesas preferidas, mas é raro comê-las em restaurantes porque normalmente o molho parece xarope. Costumo pôr casca de limão em vez de laranja. E deixei de usar cravinho porque me disseram que é veneno para o estômago.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me dei mal com o cravinho, felizmente..:-)
      Dos restaurantes, onde costuma comê-las e as faziam muito bem, um está longe e o outro fechou..:-(
      Retribuo, com estima.

      Eliminar
  3. Nunca comi em restaurante; a falar verdade só degustei as que fiz este ano a experimentar e exactamente por nunca as ter provado. Achei-as bastante agradáveis. Suponho que retirei a receita de uma teleculinária antiga e lembro-me que o molho ficou meio axaropado, muito aromático e saboroso. Tinham um aspecto parecido ao do retrato:), mas não tenho termo de comparação. Lembro-me de ter roubado no peso do açúcar e se as faça de novo roubo ainda mais. O vinho também convém que seja bonzinho. Cravinho nunca ponho porque detesto o sabor.

    ResponderEliminar
  4. Por cima de pêras, vinho bebas e tanto bebas que nadem as pêras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhecia. E concordo, desde que em termos moderados.

      Eliminar