segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

A propósito de um livro de exercícios


Durante muitos anos, pensei, intuitivamente, que todos os meus amigos e conhecidos sabiam nadar e andar de bicicleta. Pareciam-me daquelas competências básicas que, nas palavras do escritor Georges Perec, se pode traduzir (Pedro Tamen) por: a vida, modo de usar. Estava redondamente enganado.
Mas também eu nunca fui muito de exercícios físicos e, nesse aspecto, encontro-me na boa companhia de Churchill.
Na disciplina liceal de Ginástica, cumpria os mínimos, mas a subida da corda ou o salto sobre o fosso, na tropa, sempre me criaram alguma angústia existencial... Não era o caso do tronco, temível para os de pequena estatura corporal, a que eu chegava com extrema facilidade por ser alto.
Para quem tem muitos livros, a existência de nichos escusos de difícil acesso e volumes em segunda fila faz esquecer, com o tempo, obras significativas ou de particular estima que, momentaneamente, vamos arrumando em prateleiras secundárias, à falta de melhor espaço.
É o caso deste O Meu Systema, de I. P. Müller (1866-1938), que me coube por herança de pessoa muito próxima. 
Numa edição da Bertrand (como sempre, manhosa, sem data de impressão...), provavelmente de finais dos anos 30, terá custado a esse meu familiar, uns módicos Esc. 8$00. E, por ele, terá aprendido os rudimentos do exercício da Ginástica Sueca (embora o autor da obra tivesse sido um oficial do exército dinamarquês), muito em moda na época. Que as fotos e imagens são bem elucidativas.


Pois, lubrificado hoje, pela matinal e salutar natação da piscina autárquica, eu consegui debruçar-me, facilmente, para o lado esquerdo da secretária, e encontrar esta preciosidade bibliográfica, na prateleira do fundo.


De que, aqui, fica um pequeno respigo iconográfico, antes que o livro regresse à estante mais térrea...

12 comentários:

  1. Às vezes apetecia-me saber fazer este tipo de ginástica, para ver se não fico totalmente enferrujada. :-) Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também eu gostaria, só que a preguiça é maior..:-)
      Bom fim de tarde!

      Eliminar
  2. Um interessante "exercício" de escrita!
    E as imagens à antiga, fizeram-me sorrir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. A cabeça sempre foi mais ágil do que o corpo..:-)
      Também acho um piadão, sobretudo às fotografias.

      Eliminar
  3. No liceu tentava sempre escapar aos saltos do trampolim, mas sem grande sucesso, preferia o basquetebol à ginástica. Já os livros em segunda fila, são uma necessidade aqui em casa pequena, mas temos listagens que nos conduzem até eles, embora por vezes o seu esquecimento imperdoável, nos leve a adiar uma compra e depois verificamos que ele se encontrava numa prateleira pouco acessível :)
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembrou bem, porque o trampolim também era uma dificuldade minha..:-(
      Para a segunda fila, ainda me vou bastando com a memória, porque em ficção, poesia e parte da História, uso a arrumação cronológica dos autores e/ou dos temas. Mas nem sempre evito algum desnorte, por vezes.
      Uma boa noite!

      Eliminar
  4. O livro tem imagens giras.

    Sempre gostei de ginástica e desporto, sempre pratiquei regularmente, até há cerca de três anos, porque a minha vida ficou muito mais complicada e ocupada. Mas tenciono voltar, porque faz mesmo muito bem ao corpo e à mente.

    Desconfio que quem tem muitos livros sofre desse mal...perde o norte a alguns.

    Boa noite:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tem..:-)
      Eu era mais de desportos "interiores": cartas, xadrez, matraquilhos, bilhar. Natação e bicicleta até recentemente.
      Também creio que é recorrente: falta de espaço e excesso de livros...
      Uma boa noite, também!

      Eliminar
  5. Nem me falem da ginástica do liceu. Eu odiava aquilo. Tínhamos um fardamento que não ajudava nada à mobilidade...
    Não fazia nem pinos nem pendurar-me nas alturas por causa das vertigens.
    Gosto de ver estes livros; acho-os engraçados. :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lá ia fazendo, de calções e camisola interior branca de manga curta..:-)
      É uma boa imagem da época, o livro.
      Bom dia!

      Eliminar
  6. Acho que de ginástica na escola ninguém gostava, nem os mais atléticos. Penavam-se 45 minutos, por vezes 90... Mas o seu livro lembrou-me sobretudo, por causa da Ginástica Sueca, do "Pátio das Cantigas", com Ribeirinho e Vasquinho na sua melhor tentativa de recuperação de excessos de álcool e tabaco, com a D. Rosa em vista!
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "atletas" vaidosos gostavam..:-)
      Boa associação que fez, Paula, e de que eu não me lembrei.
      Bom dia!

      Eliminar