domingo, 17 de dezembro de 2017

A insustentável leveza dos nóveis políticos


Às vezes, ainda fico pasmado com a falta de memória histórica de muitos dos políticos actuais. E com a sua pureza ingénua, alheia à lógica e coerência das consequências resultantes de algumas decisões tomadas de ânimo leve. Já não bastavam os pedidos de desculpa, perante factos do passado, de alguns Papas recentes e PR, que se desmultiplicaram a pedir perdão por acontecimentos, explicáveis na altura, mas hoje condenáveis pela moral vigente. O que é que adiantam, de facto? Para além de se reordenarem pelo execrável e hipócrita catálogo actual do politicamente correcto? Nada - concluo, pois o mal está feito, de pedra e cal, no passado.
Pasmei, de facto, com esta notícia do Le Monde (cuja imagem encima este poste) em que o sr. Macron se propôs, na sua leveza juvenil, devolver ao Burkina Faso, obras de arte africana, existentes em França. E não pude deixar de pensar na Bíblia dos Jerónimos, manuelina, levada de Lisboa, pelas hordas napoleónicas de Junot, e que teve de ser resgatada, mais tarde,  para voltar a Portugal. Será que o núbil PR francês estará a pensar, também, pedir à sr. May para restituir a Pedra da Roseta (hoje, no Museu Britânico) -  atendendo ao Brexit e na mesma coerência cristã - ao Egipto, raptada que foi, sob o alto patrocínio de Napoleão e do sr. Champollion, da terra dos Faraós, em 1799?
Porque, e como dizia o sapateiro de Braga: "ou há moralidade, ou comem todos".


4 comentários:

  1. Perfeito o título do poste. Como bem diz, a leveza juvenil
    de Macron faz com que algumas vezes, não pense muito antes
    de falar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdoemos-lhe a generosidade insensata..:-)
      Também aconselharam o nosso D. João I a dar o que não tinha...

      Eliminar
  2. Esta gente é louca!
    Salas do Louvre ficariam desertas e os grandes museus da Europa ficariam muitíssimo reduzidos. E no estado atual da África e do Médio Oriente...
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para n~ao falar na Inglaterra, que os ingleses foram os maiores saqueadores deste mundo...
      Bom Natal!

      Eliminar