sexta-feira, 1 de março de 2019

Mercearias Finas 142


A bicha, que não esta, recheada da imagem, viera do Atlântico Norte, ladeada por fresca alface da Ribeira (Mercado) e fatias de ovo cozido, e fora acompanhada de Alvarinho Deu-la-Deu, colheita de 2017, e umas tostas de pão torrado, à maneira. O recheio tinha o toque de umas pinguinhas de Fim de Século, para lhe dar um tom duriense, especioso.


Guardara-se para o magnífico Queijo de Mangualde (em duas versões: curado e babão), o vetusto Messias Garrafeira de 1985, Bairrada, que estava um primor, e nem foi preciso decantar. Com os seus 13º, envelhecera com requinte e o sabor das mais nobres colheitas. Andava por ali a Baga, mas também decerto, alguma Touriga Nacional.



Para a Merenda, fomos até Trás-os-Montes, e para não deixar sozinho, nem com sede, o presunto bem lascado e róseo, abriu-se um Valle Pradinhos de 2009, que não deixou o crédito por mãos alheios. E cumpriu. Ou não fora ele um dos primeiros, se não o primeiro vinho português, a usar o Cabernet Sauvignon no seu lote.
Honrou-se assim, dignamente, a ilustre Aniversariante que, já ao almoço, nos tinha apresentado e servido uma magnífica Mousse de Manga, de sua lavra. Que estava óptima.

2 comentários:

  1. Que bons petiscos (pela descrição), bem regados, para tão belo dia!
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E até me faltou falar de uma Pescada no forno, com batatinhas novas e feijão verde, regada também pelo Alvarinho..:-)
      Correu tudo muito bem e os amigos, que nos fizeram companhia, também gostaram.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar