sexta-feira, 22 de março de 2019

Gulbenkian


Há quem confie na providência divina... Quem desconfie e, como antigamente, deixe pios legados eternos de missas a serem rezadas pela sua alma e em desconto dos pecados. Os homens práticos e ricos, hoje em dia, deixam fundações. Para tratar da saúde dos seus semelhantes, menos abonados em dinheiro. Para os elevar do seu nível rasteiro e para que fruam de uma cultura mais vasta e cosmopolita. Normalmente, dão a essas fundações o seu nome, na perpétua ânsia de eternidade que é a vaidade (perdoável) de cada ser humano.
De Calouste Gulbenkian (1869-1955), passam 150 anos, amanhã, sobre o seu nascimento. Ele que foi o outro, o grande e eterno ministro da Cultura, em  Portugal...

12 comentários:

  1. Ainda há quem por aí escreva que não gostava de "nós". Eu, pela parte que me toca, só posso agradecer o facto de Porugal/Lisboa lhe ter caído nas graças, por todo o prazer de acesso a Cultura que a Fundação nos tem proporcionado e proporciona ainda hoje.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de todo improvável que não apreciasse o país, nem os portugueses... Muito embora Azeredo Perdigão tenha contribuído, decisivamente, para seu agrado e confiança.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Refere-se a dois grandes HOMENS.
    O 2º ainda inaugurou uma exposição minha e iniciou vários trabalhos meus para serem adquiridos pela Fundação !

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afortunado foi, meu caro João Menéres.
      Era também um grande Senhor!
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. E depois também há quem se dê ao trabalho de partilhar, de divulgar coisas interessantes ... quase devotamente.
    Vejo na partilha a grande arma da Internet.
    Bem-haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria imperdoável que não o lembrasse, nesta data.
      Foi um gosto.

      Eliminar
  4. Gostei da ideia de ele ter sido um Ministro da Cultura "alternativo". Bom dia!

    ResponderEliminar
  5. Ainda me recordo dessa época em que Azeredo Perdigão e a sua esposa Madalena Perdigão, com a equipa de programadores, fizeram da Fundação o espaço perfeito de se navegar na Cultura, numa época em que a mesma era olhada como subversiva pelo regime então vigente.
    Hoje em dia a liberdade de estar e usufruir daquele local é bem diferente.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi, realmente, um casal exemplar na segunda metade do séc. XX português, quanto à Cultura, em geral. O regime tinha obrigatoriamente que respeitá-los, mesmo sabendo que Azeredo Perdigão fora, com outros, fundador do grupo democrático da "Seara Nova", o que já não era pouco, naqueles tempos...
      Um bom resto de tarde.

      Eliminar
  6. Fez muito pela cultura em Portugal. Permitiu que muitos portugueses
    tivessem a oportunidade de se interessarem pelas mais variadas artes.
    Ainda bem que aqui o recordou! Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era-me quase obrigatório lembrá-lo, pelo quanto da sua "herança" tenho aproveitado e me tenho enriquecido, culturalmente.
      Uma boa noite.

      Eliminar