quarta-feira, 6 de março de 2019

Filatelia CXXVII


As grandes colecções de selos, as mais importantes e valiosas, foram quase sempre vendidas na Inglaterra ou na Suiça. Londres ou Zurique, mais particularmente. Centros financeiros que concitam, mais facilmente, grandes investidores e filatelistas apaixonados ou fanáticos.


Stanley Gibbons, Robson Lowe e Christie's respondem por Londres. David Feldman pela Suiça. São talvez estas as casas leiloeiras mais importantes do mundo. A celebrada colecção de selos de Maurice Burrus (1882-1959), por exemplo, foi leiloada pela Robson Lowe, em Londres, no ano de 1964.


Não fugiram a esta regra habitual de localização leiloeira as melhores colecções de selos clássicos portugueses. A mítica colecção do comandante Leotte do Rego foi leiloada, em Zurique (Suiça), por David Feldman, em 1985. Aqui ficam, em imagem, alguns dos lotes mais importantes.
Com o Brexit, no entanto, é bem provável que a praça londrina venha a perder importância.
Mas estou certo que os mais raros selos clássicos portugueses continuarão a ser negociados lá fora...

4 comentários:

  1. E como são bonitos os selos. Por acaso conhece um filme que se chama "Charade" com a Audrey Hepburn e o Cary Grant?
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgava conhecer o filme, mas estava enganado, só o conhecia de nome. E não anda longe dos melhores de Hitchcock, porque estive a vê-lo no Youtube, e gostei - daí ter demorado a responder ao seu comentário. Obrigado pela dica!
      Há incorrecções sobre os 3 selos (da Suécia, do Havai e da Moldávia [Roménia]), no filme, mas em ficção tudo se perdoa..:-)
      Que o seu dia termine em beleza - são os meus votos!
      Uma boa noite.

      Eliminar
    2. Ainda bem que gostou. Há um remake deste filme que tambem apreciamos (do Jonathan Demme), mas a elegância do Cary Grant não se repete. Só dispensava era o Walter Mathau. O dia correspondeu e está a ser uma excelente noite, obrigada.
      Boa noite

      Eliminar
    3. Anotei a sua nova informação, mas Cary Grant é realmente difícil de ultrapassar..:-)
      Fico contente.
      Boa noite.

      Eliminar