domingo, 25 de agosto de 2013

Idiotismos 23


Se a palavra frete é consensual para significar, na sua origem, o preço a pagar por um serviço de transporte de mercadoria ou pessoas em viagem, já a expressão fazer um frete abarca um sentido mais amplo e, porventura, um pouco diferente e de índole abstracta ou psicológica. Hoje em dia, a expressão popular significa: cumprir uma tarefa incómoda ou não apetecida, fazer um favor, contrariado, aturar qualquer coisa ou pessoa aborrecida, por boa educação, dever ou obrigação moral.
Mas diz-nos Carvalho Costa ("Gente de Portugal...") que, em Tolosa, concelho de Nisa, fazer um frete é: levar um presente aos noivos na ocasião ou vésperas da boda - o que não deixa de ser, pelo menos, estranho e curioso...
É também ponto assente que a palavra frete, inicialmente, terá tido uma conexão com o transporte marítimo e deve a sua difusão (no inglês, freight) mundial ao seu uso na marinha mercante britânica. Concordante, aliás, com o que regista o Dicionário de Morais: "...ajuste que faz o dono, arrais, capitão de navio ou barco, sobre o preço que se há-de levar por alguma carga ou pessoa...".

Sem comentários:

Enviar um comentário