domingo, 12 de abril de 2015

Mistérios


Nunca consegui ver (ou ler) explicado esse estranho contágio simpático que, às vezes, se estabelece entre nós e os sons de uma língua desconhecida, que nem sequer entendemos. Será talvez da mesma natureza da empatia que experimentamos por uma ária, uma melodia, um trecho musical que, feitos apenas de sons, sem representação ou equivalente material, nos seduzem, misteriosamente. Assim se poderá explicar, por exemplo, o sucesso estrondoso que Amália Rodrigues teve no Japão, há muitos anos atrás; ou, mais recentemente, um idêntico sucesso, dos Madredeus, nesse mesmo país asiático. Perante plateias que, na sua quase totalidade, não dominavam a língua portuguesa.
Eu próprio experimentei essa adesão afectuosa (ou hipnótica), também, em 1967 (1968?), ao ouvir Yevtushenko (1932), no Capitólio (ou terá sido no Maria Vitória?), em Lisboa, declamar Babi Yar e A Cidade do sim e a cidade do não, na sua voz vibrante e em russo, em que apenas o sim e o não me eram perceptíveis. O mesmo que me acontece, por vezes, quando ouço Mikis Theodorakis a cantar, em grego, e a dirigir uma orquestra. Aqui, no entanto, também a gesticulação contribui para o encantamento. Como se o movimento dos gestos, prolongasse o corpo, e os seus fios finíssimos e invisíveis, amarrassem outros corpos, de forma sedutora e fatal. Será a isto que se chama carisma?

5 comentários:

  1. Capitólio! Apresentado pelo FAP. Também lá estive e tenho um autógrafo. :)

    Quanto à língua russa, tem um som semelhante à nossa. Quando ouvimos russos a falar baixo no Metro parece que estão a falar português.

    Quanto à música grega, passa-se o mesmo comigo com música árabe (Oum Kalsoum e outros) e israelita (Chava Alberstein). Têm uma sonoridade diferente. Daí o êxito de algum fado lá fora e os Madredeus (que eu até não aprecio por aí além; é sempre o mesmo).

    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado pela certificação do Capitólio!...
      Devo a minha presença, lá, ao convite e insistência para que fosse, do Mário Castrim.
      E também estive para referir a Oum Kalsoum, que me produz a mesma sensação.
      Um bom Domingo (com mexilhões, ou não)!

      Eliminar