sábado, 28 de agosto de 2021

Tomar o pulso



O antigo Le Nouvel Observateur, hoje renomeado L'Obs, na altura dirigido por Jean Daniel (1920-2020), terá sido certamente a revista estrangeira que eu mais frequentei. Os meus primeiros contactos com o magazine datam de 1968 e até há pouco tempo, embora com interrupções breves anteriores, continuaram. A fraca qualidade presente da revista fez-me interromper a compra sistemática e semanal. Muito embora não resista, por hábito antigo, a tomar-lhe o pulso, de vez em quando, para aquilatar da sua qualidade actual. Foi o que fiz recentemente.
Não me parece ter havido uma melhoria significativa, neste último número. Mas gostei de saber, pelo L'Obs, que Joséphine Baker (1906-1975) ganhou as honras do Panthéon, onde virá a ser inumada a 30 de Novembro de 2021. Será a sexta mulher a ser sepultada no local. E creio que a primeira negra.



4 comentários:

  1. Não sabia que a Josephine Baker vai para o Panteão. Aplaudo!
    Le Nouvel Observateur (e sua sucessora L'Obs) é também a revista estrangeira a que tenho sido mais fiel, embora nos últimos anos, muito intermitentemente. E nas últimas semanas nem tenho visto se me interessa.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um caso singular e muito bem merecido!
      L'Obs continua fracote, cederam à facilidade e ao "mainstream", mas não creio que tenham aumentado a audiência...
      Bom Sábado.

      Eliminar
  2. É uma boa notícia. Bom dia! (ando à procura, aqui ao pé de casa, das revistas que aqui refere, e ainda não encontrei nenhuma).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Tabacaria Mónaco, no Rossio, encontra, e no quiosque que existe no Chiado, também, que foi onde eu comprei.
      Boa tarde.

      Eliminar