domingo, 8 de agosto de 2021

Filatelia, Espanha e geminações



Cada filatelista terá um tipo de relação e opinião sobre os selos dos países que colecciona ou temáticas que vai desenvolvendo na sua colecção. Se os meus interesses iniciais, para além de Portugal naturalmente, se inclinaram para a Hungria, hoje, centralizam-se nos selos portugueses e das ex-colónias, bem como na Inglaterra e na Alemanha, países cujas emissões filatélicas são cuidadas, de bom gosto e inovadoras. Pelo contrário, nunca apreciei os selos de países da América do Sul e, na Europa, os da Bélgica e de Espanha. Para não referir os dos países do Leste europeu, normalmente berrantes no colorido, mas banais no desenho, e de mau gosto.



Num comentário a um poste (com imagem de 2 selos espanhóis) de MR, no blogue amigo Prosimetron, expliquei as razões do meu desagrado pela fraca qualidade do papel (muitas vezes couché e quebradiço), iconografia algo tosca e denteados (até meados do século XX) grandemente imperfeitos. Mas prometi eventualmente geminar o tema, aqui. Tentei seleccionar estampilhas, ao contrário do habitual, com alguma qualidade. A imagem acima começa com o selo nº 1 (emitido em 1851, com o perfil de Isabel II), contém um selo gravado celebrando Rosalía e reproduz pinturas de Goya e Velásquez, além doutros motivos.



Não queria deixar de referir o bom trabalho de investigação e classificação que representa o catálogo especializado castelhano Galvez, de que deixo imagens (1ª e 3ª). A última imagem  representa, finalmente, alguns selos da República Espanhola, que se inspiraram em quadros de Goya. E ainda outros, diversos, todos do correio aéreo.




Para MR, no seu Prosimetron, e em geminação cordial.

4 comentários:

  1. Grande filatelista !
    Parabéns e um abraço em ferias.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela geminação.
    Não sei nada sobre os papéis de impressão de selos, mas que devem fazer toda a diferença...
    Lembro-me que havia selos da América do Sul muito atraentes com fauna e flora.
    Gosto dos selos espanhóis que escolheu, assim como também gosto do design do selo com Hernán Cortez que postei; o outro é mais desengraçado, é um logótipo...
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um gosto!
      Os papéis ressentem-se quase sempre da escassez que as guerras provocam...
      Boa semana (apesar do contratempo)!

      Eliminar