domingo, 20 de novembro de 2011

Mercearias Finas 42 : tripas enfarinhadas e salsichas krakauer


Iniciamos já a "saison" dos sonhos (pré-)natalícios, sulistas e sem calda - os da minha memória nortenha eram ligeiramente diferentes. E, hoje, abrimos a estação do Queijo da Serra. Que um Syrah monocasta, reserva 2008, das Caves Vidigal, acompanhou com patriótica galhardia, nos seus 13º comedidos e macios.
Há uns bons 30 anos atrás, eu convivia, muito bissextamente, com o responsável pelas compras gerais de charcutaria de uma empresa de grandes superfícies. E não encontrava, nas lojas do Sul, os bons enchidos nortenhos que podia comprar nas lojas do Norte da mesma empresa, à vontade. E perguntei-lhe o porquê. Respondeu-me vagamente que as indústrias transformadoras do Sul eram muito susceptíveis e não queriam misturas nos expositores. Ainda o Pinto da Costa não perorava sobre os "mouros" de Lisboa...
Pois estreado, hoje, o Queijo da Serra deste ano, tenho prometidos, e em breve, uns Rojões à Minhota, com os inseparáveis e imprescindíveis: sangue de porco, cominhos q. b., e as saborosas tripas enfarinhadas nortenhas. Recheadas com farinha de milho, pimenta preta, cominhos, que, bem cozinhadas, ficam crocantes e deliciosas. Mas tripas enfarinhadas, no Sul, não há. Ou muito dificilmente se encontram. Por isso, estas que irei comer proximamente, vieram do Norte, e vão ser descongeladas.
Eu acho simplesmente incrível, e anti-patriótico em excesso, que se possam comprar salsichas Krakauer (de que gosto muito) que são polacas, em Lisboa ou no Porto, nas grandes superfícies portuguesas e, simultaneamente, não se consigam comprar tripas enfarinhadas senão no norte de Portugal.
São, infelizmente, assim os portugueses: poucos e, ainda por cima, divididos...

4 comentários:

  1. Por acaso tb comprei um queijo da Serra que era para ter sido aberto no sábado, mas esqueci-me. :(
    Tenho andado na época das castanhas.

    ResponderEliminar
  2. E faz muito bem, MR, porque as que tenho comido estão muito boas. Tem sido um bom ano.

    ResponderEliminar
  3. As primeiras estavam um bocado piladas, mas estas últimas... óptimas.

    ResponderEliminar