sábado, 26 de novembro de 2011

Advento - tradições diferentes

Celebra-se, amanhã, o primeiro domingo de Advento que, em terras do Arcebispo de Colónia, iniciava um período de reflexão sobre o nascimento de Cristo. No entanto, para as crianças, havia vários rituais que preanunciavam o dia do Menino Jesus com as prendas, luz e calor.
Do primeiro domingo de Advento lembramo-nos da seguinte lenga-lenga:


[em tradução livre: "Advento, Advento e uma velinha acesa; a primeira, depois a segunda, terceira, quarta e o Menino Jesus está à porta"]
No primeiro domingo iniciava-se o ritual da contagem do tempo, com uma coroa de Advento e as tais quatro velinhas. Não tendo cá os materiais apropriados, aproveitamos um aro antigo de uma coroa original que veio, há anos, de propósito da Alemanha. Esclarece-se que a nossa coroa da imagem não é canónica. Em vez dos ramos de abeto, serviram os do pinheiro que tinhamos na varanda. Também as luzinhas deviam ser todas novas em vez de recorrer a velas já usadas.

Por fim, havia ainda o calendário de Advento, com as 24 portinhas para abrir até ao dia de Natal. Depois de acordar, corria-se para a cozinha para ver mais uma imagem,  por detrás da portinha, e riscar mais um dia na longa espera até chegar o "Christkind".

E bom domingo de Advento !
Post de HMJ

4 comentários:

  1. Já comprei três calendários de advento para os "infantes" (espero que republicanos) da família. E este post lembrou-me que hoje tenho de tratar de encher o meu calendário calendário perpétuo.

    ResponderEliminar
  2. Para MR:
    com os bons exemplos, os "infantes" serão certamente bons republicanos, e laicos, sem desdenhar de rituais abrangentes e estimulando a imaginação. Após as arrumações, que se anunciam para breve, terei tempo para falar de umas bolachas e bolos natalícios. Seguindo as cores do céu, avermelhado ao fim da tarde, lembro-me que anunciavam a feitura das bolachas. Dizia-se, então, que os "anjinhos" já estavam a fazer bolachas de Natal, explicação para a cor rósea que, para nós, era perfeitamente compreensível, olhando para o lume do fogão.

    ResponderEliminar
  3. Caro HMJ, um bom domingo de Advento também para si! Obrigado por esta referência às tradições germânicas pré-natalícias, tão ricas e tão cheias de boas memórias de quem por lá viveu muitos anos.

    ResponderEliminar
  4. Fico à espera dos posts sobre essas bolachas e bolos. :)

    ResponderEliminar