domingo, 29 de maio de 2016

As escolhas pessoais


Dizia Sá de Miranda, na sua écloga Basto: "...bebemos das bem-querias/ que cada um consigo tem..."
E daí, normalmente, não abdicámos. Frequentes são as escolhas de cada um, a nível literário, as tais 10 obras que se levariam para uma ilha deserta. No que à Música diz respeito, não é habitual perguntarem-se, no entanto, as escolhas pessoais. Eu não hesitaria, porém, em seleccionar 3 das obras que mais gosto de ouvir, e que são, por ordem cronológica:
- A Sarabanda, de Händel, que Kubrick usou na banda sonora de "Barry Lindon".
- O allegretto, da 7ª Sinfonia de Beethoven, interpretado por Alfred Brendel, e/ou dirigido por Karajan.
- De Schubert, a maravilhosa Lied "Auf dem Wasser zu singen", interpretada ao piano por Jorge Bolet.
Este último, grande pianista cubano, já falecido, elegia como sua escolha pessoal, um dos Scherzo de Chopin, tocado pelo seu antigo professor, Josef Hofmann (1876-1957). É o vídeo dessa interpretação que deixo a encimar o poste, neste Domingo que amanheceu soalheiro. Pelo menos, por enquanto...

2 comentários:

  1. Escolher uma música, para mim é quase
    impossível. Vi num destes últimos dias
    um documentário que me deixou perturbada
    e triste. Era sobre o centenário da batalha
    de Verdun. Aproveito a bela peça musical
    que escolheu e se me permite dedico-a à
    memória de quem viveu o horror daquela guerra.
    Infelizmente poderia lembrar tantos outros
    acontecimentos igualmente tristes mas este
    está muito presente por estes dias.
    Peço que me desculpe tão longo comentário.
    Agradeço e desejo-lhe uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembrei-me de si, Maria Franco, ao fazer o poste, uma vez que me "presenteara", gentilmente, com Chopin, ainda há três dias..:-)
      Ficou registado o "envoi".
      Curiosamente, este Chopin, no meu amadorismo devotado pela música clássica, quase poderia passar por Liszt (meu compositor preferido), que era, quer para Hofmann e, sobretudo, para Bolet, um "must".
      Eu é que agradeço a visita e lhe desejo, também uma boa semana!

      Eliminar