sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Mercearias Finas 160


Não tarda muito que os marmelos e as gamboas comecem a amadurecer e, o mais tardar, dentro de mês e meio ou pouco mais, a pastelaria Cister, próximo da Imprensa Nacional, exiba na sua montra as tijelas da apetitosa marmelada que, milagrosa e tradicionalmente, ainda vai fabricando, todos os anos, pelo Outono. No antigamente na vida (Guimarães Rosa dixit), todas as Panificações que se prezasem a produziam... Agora, as boutiques de pão não de todo a fazem ou nem sequer a sabem fazer...


Tanto quanto sei, a primeira reprodução do fruto, que dá origem a esta compota singular, deve-se ao naturalista e botânico inglês John Tradescant, o Velho (1570?-1638), que lhe deu o nome científico de portin(ge)gale quince e o reproduziu em gravura reconhecível e bonita. A referência latina a Portugal deverá ter uma lógica razão de ser.


Domesticamente, HMJ ainda não decidiu se este ano irá renovar a reserva da marmelada, dado que ainda há algum resto de tijelas do fabrico do ano passado, e em muito bom estado comestível. Tudo depende de alguns pequenos factores imprevisíveis...


10 comentários:

  1. Que vontade de comer uma fatia de marmelada... em miúda, lá por casa, fazia-se marmelada e geleia. Por vezes misturavam-se as maçãs reinetas com marmelos. Lembro-me de um fim de tarde, com a minha mãe a fazer geleia e nós a pingarmos da colher para umas fatias de pão de ló (hummmm) A da foto tem uma bela cor, revelando o cuidado na confecção.
    Bom dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fotografia, sendo da nossa marmelada, é de ano anterior.
      Mas também tenho boas recordações vimaranenses do seu fabrico (e da geleia de marmelo): as colheres de pau, os tachos (alguidares) de cobre luzidio, as quantidades de açúcar, a aguardente branca para "selar" as tijelas com o papel vegetal...
      Um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  2. ...outra forma gulosa de saborear tais frutos é assados no forno (adoro o cheiro que se sente nas ruas quando as frutarias cá do burgo os assam e vendem para eu me deliciar a comê-los à colherada, com um bocadinho de canela, pois claro...)
    votos de excelente dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também conheço, bem como os ladrilhos de marmelo em calda, que ficam muito bons e são para comer na altura.
      Muito obrigado. Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
    2. Tive que ir "ver" os " ladrilhos de marmelo em calda".... a provar, caso algum dia se atravessem no meu caminho. Que delicia devem ser :)

      Eliminar
    3. O "Abílio", aí na zona, costumava fazê-los, e o Fernando, que por lá ainda deve estar, avisava-me gentilmente..:-)

      Eliminar
  3. Nunca fui fã de marmelada, mas gosto de geleia de marmelo. Gosto, contudo, mde marmelada com queijo. Quando era criança, comi marmelos crus e acho que gostei. Não sabia que as pastelarias faziam marmelada - geralmente a que comi era feita por alguém da família (quase sempre a minha avó). Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que respeitar as experiências da infância cada um, que são sempre tradicionalmente marcantes. A minha mãe fazia compotas de quase tudo, menos de abóbora, tomate e pouco mais - habituei-me!..:-)
      Uma boa tarde.

      Eliminar
  4. Gosto de marmelada e de geleia de marmelo. E de quartos de marmelo em calda. Mmmmmmm. A minha avó é que costumava fazê-los e não duravam muito. :-)
    Não aprecio marmelos assados, nem batata doce assada. Só maçãs reinetas.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de maçãs (reinetas) assadas. Batata doce, não sou fã...
      Boa tarde.

      Eliminar