quinta-feira, 9 de maio de 2019

Pinacoteca Pessoal 150


A poeta e crítica britânica Hilary Davies (1954) escreveu, a propósito de uma exposição retrospectiva de Dorothea Tanning (1910-2012), na Tate Modern, que era impossível ficar indiferente à obra-prima Ilha dos Mortos (1886), do pintor suiço Arnold Böcklin (1827-1901), desde que o observador tivesse sensibilidade e consciência estética. O pintor teria influenciado a pintora, pelo menos, na sua vocação de se dedicar à pintura.

O quadro, referido acima, de Böcklin foi inspirado no cemitério inglês de Florença, onde estava sepultada a sua filha Maria, e que ficava nas proximidades do seu estúdio, na cidade italiana. O tema da morte é recorrente na obra do pintor suiço e está reflectido, de forma impressiva e flagrante, até no seu auto-retrato, de 1872, que o artista intitulou: Auto-retrato com a Morte tocando violino.

Considerado um simbolista, Arnold Böcklin aproximou-se dos românticos na fase final da vida, mantendo-se fiel, no entanto, à sua especialidade de paisagista e ao seu gosto por temas mitológicos.

4 comentários:

  1. É um pintor bastante interessante. Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Bonitos os quadros de Böcklin e principalmente o Ilha dos Mortos.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixa de lembrar alguns surrealistas...
      Bom dia.

      Eliminar