segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Regionalismos ilhavenses (4)


No prosseguimento da iniciada relação de regionalismos da zona de Ílhavo, seleccionada da obra já aqui referida, anteriormente, damos conta de algumas palavras e expressões locais, começadas por d.

1. Dado e arregaçado - de graça e em quantidade.
2. Dá-me um abalo ò pífaro que me estrangalha a gaita - é-me completamente indiferente.
3. Dar-le uma berde c'uma madura - não dizer a verdade toda; misturar verdades com mentiras.
4. De rastatulha - de roldão, sem cuidado, de qualquer maneira.
5. Deitono - restos que caíam dos cereais durante a ceifa e que depois eram procurados e recolhidos.
6. Deixar tudo d'ança p'ra pandulho - deixar tudo desarrumado.
7. Desingre - coisa demasiado singela, sem beleza, desconsolada.
8. Duas lampanas - desculpas fáceis, aldrabices.

10 comentários:

  1. A primeira conheço e uso. :-)
    Bom dia

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do "Dá-me um abalo ò pífaro que me estrangalha a gaita" :-D Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas é muito bom :-) Bom dia, Paula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quase semp+re um tom brejeiro, em muitos destes termos..:-)
      Boa tarde.

      Eliminar
  4. Conheço a 1 e 2, e também chegava à 6. :) Pensava que na 8 'lampanas' fosse o mesmo que 'lamparinas'. :-)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunto-me se o 4 nada terá a ver com o "ratatouille" francês.
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
  5. 😂😂😂 Olá, essa do pífaro eu dizia muito ha muuuuuuitos anos. Nunca mais tinha ouvido 😄

    ResponderEliminar