quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

3 regionalismos madeirenses e alguns considerandos pessoais


De semelha, com o significado de batata, sabia eu; quanto a murganhada (de murganhos = ratos), aprendi, em 1968, que era usado pelos madeirenses para nomear os desenhos animados, talvez por influência do rato Mickey.
Folheando um número antigo e avulso da "Revista de Portugal" (Vol. VIII - nº 39, Dezembro de 1945), num artigo de Jaime Vieira dos Santos, deparei com mais 3 regionalismos da Ilha da Madeira, que aqui deixo, com pequenas considerações pessoais:
1. Bardo - sebe feita de cana-vieira, giesta ou ramagens. (Desconheço a sua eventual ligação, continental, com o significado de poeta, que Morais da Silva refere para denominar, inicialmente, entre os Celtas e Gauleses, os sacerdotes incumbidos de excitar o ânimo das tropas com cânticos guerreiros.)
2. Barreiro - terra vermelha que nada produz. (Terá sido essa a razão próxima para o patronímico outrabandista? O mesmo dicionário, referido acima, regista apenas: "Terra alagada". De algum modo, o oposto...)
3. Botas de 5 bicos - pé descalço. (Quanto a este regionalismo madeirense, só o posso considerar um achado, na sua evidência flagrante e bem-humorada...) 

2 comentários:

  1. Não conhecia nenhum, mas tb achei graça ao último. Uma triste realidade deste nosso país há poucos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade... E não sei se, nalgumas regiões menos turísticas da Madeira, não haverá ainda casos destes...

      Eliminar