sábado, 27 de janeiro de 2018

Os Trabalhos e os Dias (11): Entrançado do Ano Novo



Durante a recente estada em casa da minha amiga, em Colónia, recebi um livro sobre os costumes, na cidade, durante os meses de Inverno, o que me fez recordar o universo de vivência do passado.

De contribuições variadas, até de lenga-lengas em dialecto de Colónia, apresento uma página com uma receita.


Trata-se, pois, de um bolo característico da época e “soube-nos pela vida” o entrançado do Ano Novo, que comprámos, na primeira semana de Janeiro de 2018, numa pastelaria da aldeia.

Hoje, dediquei-me, então, ao trabalho, experimentei a receita acima e, pela imagem final, parece que é de guardar para experiências futuras.


[Tradução dos ingredientes: 500 g de farinha, 42 g de fermento de padeiro, 210 ml leite morno, 100 g de manteiga amolecida, 3 gemas, 75 g de açúcar, 1 pitada de sal, e açúcar grosso para enfeitar – (utilizei pasta de açúcar pilé + sumo de limão para barrar no final o entrançado e poder colar as lascas de amêndoa); dos ingredientes faz-se uma massa que deve levedar bem; divide-se a massa em três, fazendo rolos de ca. de 70 centímetros para poder fazer o entrançado e, por fim, vai para o forno ca. de 25 minutos a um temperatura de 180 º C.]

Post de HMJ

4 comentários:

  1. O aspeto é ótimo e imagino que o sabor também. Bom proveito e obrigada pela receita, embora eu ande muito mandriona para cozinhar. :(
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha! Imagino já, em companhia de um excelente chá, o bem que deve saber!
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. Para maria franco, MR e Paula Lima,
    demorei na resposta, porque a trança foi apresentada e parcialmente comida num repasto com amigos, daí a demora.

    ResponderEliminar