terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Do que fui lendo por aí... 17


12 de Novembro de 1970

Eu deveria, em 1937, quando deixei a Roménia, ter ido para a Inglaterra. Não tenho nada em comum com os ingleses, eles são mestres deles mesmos, não são nem expansivos nem agressivos, não se abrem a confidências, não se abandonam à cólera. Eu teria aprendido com eles as boas maneiras.
Junto dos Parisienses, com quem partilho todos os defeitos, eu não destoaria. Porque eles têm o dom de me pôr fora de mim, pela sua irritabilidade, os seus modos impertinentes, os seus ares sobranceiros, a sua vaidade - tudo defeitos que não me são estranhos. Todos os dias eu tenho de fazer um esforço sobre mim - quase sempre sem resultado - para não entrar em litígio com as pessoas...

E. M. Cioran (1911-1995), in Cahiers / 1957-1972 (pg. 874).

4 comentários:

  1. Não tenho nada esta ideia dos ingleses.
    Quanto aos parisienses, já lá vai este tempo, talvez porque já haja poucos parisienses. :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Generalizar é sempre excessivo. Mas não estou em total desacordo com Cioran, sobre os ingleses. Dos franceses, não sei...
      Bom dia!

      Eliminar