quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Para grandes males, grandes remédios...


As desculpas esfarrapadas de um tal Ramalho, CEO do Novo Banco, por causa de umas vendas de imobiliário, ao desbarato, do ex-património do BES, fez-me lembrar o brilhante (por causa do gel) Horta Osório, bancário estrangeirado célebre - apesar das depressões - de que a ramalhal personagem foi ajudante menor e obrigado, em tempos. Ou seja, o Ramalho é da escola do Osório.
Estas luminárias, perante a crise de um Banco, têm sempre os mesmos remédios e igual falta de imaginação, para os salvarem: encerram agências, despedem pessoal, aumentam as comissões aos clientes e vendem património ao desbarato (de preferência a amigos ou confrades). Tudo chapa zero...
Para minha grande surpresa, a santa madre igreja portuguesa também não tem muita imaginação e usa dos mesmos fármacos. Até me fez lembrar o escritor inglês Somerset Maugham (1874-1965) e um dos seus melhores contos, intitulado "O Sacristão", em que um dos dois acólitos, de uma igreja inglesa, é despedido para contenção das despesas da paróquia. A desculpa, que o prior lhe dá, é ele ser analfabeto. O facto é que esse sacristão ficcionado serviu a igreja vários anos, sem que isso constituísse impedimento de maior.
Fátima, embora com eufemismos também blandiciosos, prepara-se para fazer o mesmo.
Francamente, ó D. Manuel Clemente!...

2 comentários:

  1. Também a Diocese do Porto recorreu ao lay-off simplificado por não haver receitas...
    Enquanto Fátima deu dinheiro em barda podiam ter juntado algum para, como se costuma dizer, alguma aflição.
    Não há palavras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, do Porto veio o eminentíssimo clemente que foi um camaleão prudente, até arranjar poleiro. Depois revelou-se um cerejeira chapado ( lembre-se que era de Lousado - Famalicão).
      O texto justificativo eclesial da carta documenta, à saciedade, a hipocrisia da mais autêntica Inquisição cavernícola...
      Boa tarde.

      Eliminar