terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Apontamento 130: Instrução




Pese embora o aumento da escolaridade obrigatória, constata-se uma degradação acentuada no que se refere a uma instrução básica, ferramenta essencial para uma realização pessoal digna desse nome.

A minha constatação, não sendo recente, encaminhou-me, desde sempre, para obras com o tema genérico da “ensinança”, desde os “espelhos dos príncipes”, “tratados sobre a educação dos nobres” até aos “vademecuns” como o acima reproduzido.

Confesso que sempre aprendi imenso. Do livrinho de Francisco José Freire, e recordando um verso de Luís de Camões, sobre o seu “discreto secretário”, ficamos, pois, a saber que uma das principais perfeições do secretário é, como não podia deixar de o ser, a “observância do segredo”.

Passando das qualidades às imperfeições, não deixei de reparar nos defeitos da prolixidade, sobretudo olhando ao panorama que nos rodeia no quotidiano.

Assim, explica o autor o defeito da prolixidade: “Chamo prolixidade a huma certa vastidão, e grandeza de Cartas, que dizendo pouco em muitas palavras, causa fastio a quem lê. Livra-se por tanto o Secretario de amplificações, digressões, e de outras semelhantes, e fastidiosas locuções. Fuja de multiplicidade de textos, e authoridades: e busque sempre ser breve, com tanto que naõ tire a energia ao conceito, de que usa na sua Carta.”

Sublinhei, portanto, os conselhos de superior sabedoria do autor, muito recomendáveis a escrevinhadores actuais, aduzindo que ele associa a prolixidade à “escuridade no dizer” e, claro está, à ignorância“, quão grande defeito seja em hum Secretário.”

Post de HMJ

6 comentários:

  1. Muitos são os chamados e poucos os escolhidos...
    Como a escolha é lenta, a escória vai dificultando a marcha!

    ResponderEliminar
  2. Mais do que pouco instruídas, as pessoas são pouco educadas. E como ouvi no outro dia um fulano dizer na televisão, a propósito do caso Marega, as pessoas não têm vergonha, de modo que dizem os maiores impropérios pela boca fora.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      De facto, quando a pouca instrução se junta à falta de educação chegamos a um ramalhete explosivo, como se verifica frequentemente no nosso quotidiano. São tempos em que o prevaricador, agitador e incivilizado é promovido a figura de referência em vez de objecto de censura. Preocupa-me, há muito, o consequente aumento da agressividade e violência. Há dias encontrei um termo bem expressivo: " o retrocesso na socialização".

      Eliminar
    2. Um bom termo para aquilo a que estamos a assistir: má-criação, agressividade, violência e pessoas sentadas à mesma mesa sem falarem.
      Boa semana!

      Eliminar
    3. Para MR:
      Também achei o termo apropriado. ...e sentados à mesa com quico e quase a comer com as mãos. Parece haver já infantários a incentiver as crianças a comer com as mãos ... em vez de puxar para cima, ensinando a manusear talhares !

      Eliminar
    4. PAra MR:
      onde se lê "talhares" deve ler-se, obviamente, talheres.

      Eliminar