segunda-feira, 22 de abril de 2019

Reflexões de Pascoela, com osmose gastronómica e enológica, naturalmente...


Tenho o passado arrumado, razoavelmente, na cabeça, até porque, sendo emotivo, não sou sentimental. Coisas há que têm o seu tempo e como bem dizia o poeta Afonso Duarte (1884-1958), "voltar atrás é uma falta de saúde...". Não me recuso, porém, a celebrar, algumas datas da tradição portuguesa, que são, em princípio, de enorme contributo calórico...
Dispenso as cavacas, o pão-de-ló, tenho pena de não ter à boca os bolos de gema desta época, mas faço questão de ter à mesa o anho pascal, no Domingo de Aleluia. Que é uma espécie de ressurreição laica atávica e de antanho, na minha vida. Mesmo que me recuse a hipócrita e teatral identificação, bem portuguesa e preguiçosa, de católico não praticante (que será isso? Não ir à missa aos domingos?!!!...)
No nosso almoço de Páscoa, naturalmente, o cabritinho no forno veio à mesa, tenríssimo, com aroma a alecrim e outras preciosidades silvestres. Fi-lo acompanhar de um monocasta de Touriga 2014, rústico de Silgueiros, tinto e ainda com taninos fortes. Sobrante, o cabrito regressou nesta segunda-feira de  antecipada Pascoela, mais apurado e perfeito. Escolhi, desta vez, um Assobio de 2011, produzido no Douro pela Esporão.


Excelente, para não dizer mais. Assim concelebramos a ágape pascal e de pascoela, à nossa maneira.

4 comentários:

  1. Pois eu gosto imenso de um pão-de-ló fofinho e sobre o seco ( não aprecio a humidade dos que levam muitos ovos ).
    E há fabricantes para todos os gostos.
    Quanto ao almoço, cabrito ( grande ! ), preparado pela mulher do feitor, dizem que estava uma delícia.
    Como também havia vitela assada, acabei por me decidir por esta.
    E na sobremesa havia todas as variedades possíveis.
    De vinhos, também havia dois. Mas não os refiro para não julgarem que me estou a armar..
    ( o mais modesto foi um Reserva Quinta do Carmo...).
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não goste de cavacas, aprecio o Pão-de-ló de Margaride. Não calhou havê-lo, mas para a sobremesa "ressuscitámos" do congelador, uma travessinha de Mexidos Vimaranenses, que tinha sobrado do Natal, e estava um primor! O Norte acabou por estar à mesa...
      O Quinta do Carmo costuma recomendar-se e nunca desiludir.
      Saudações muito cordiais.

      Eliminar
  2. Gosto de pão-de-ló e de algumas cavacas.
    Também comi cabrito, mas os doces eram pouco doces. Propriamente da Páscoa, só amêndoas, em várias qualidades.
    Pelos vistos, o seu almoço foi de Assobios. :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De assobios e aplausos..:-))
      Este ano também não provei amêndoas, nem sempre tudo calha no "prato".
      Bom resto de semana.

      Eliminar