terça-feira, 8 de setembro de 2015

Pinacoteca Pessoal 100


Nascida a 8 de Julho de 1867, em Königsberg (Prússia Oriental), a pintora alemã Käthe Kollwitz não viveu para ver amanhecer a paz, pois faleceu a 22 de Abril de 1945. A sua obra reflecte, obsessivamente, os horrores da guerra e a tragédia dos mais desfavorecidos, numa transição evolutiva com sequência coerente entre o naturalismo e o expressionismo. Mas, mais do que a pintura, é a sua obra gráfica que melhor identifica a exemplar qualidade do seu testemunho artístico e humano.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. É uma obra magnífica, apesar dos "tons negros" que encerra...
      Boa tarde!

      Eliminar
  2. Também guardo algumas gravuras da Käthe Kollwitz, cheias de força, sobre a revolta dos camponeses e a manifestação de tecelões. Esta, ao revê-la, lembrou-me a obra Die Weber, de Gerhadt Hauptmann, que dei na faculdade.
    Obrigada por me trazer aqui estas memórias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tive que reler a obra que refere, de Hauptmann..:-)
      Se um dia for a Colónia, sugiro-lhe uma visita à Antoniter Kirche, no centro da cidade, onde há uma originalíssima escultura de Ernst Barlach: Der Schwebender Engel (O Anjo Suspenso). Porque K. Kollwitz serviu de modelo para o rosto do Anjo, e é um retrato impressionante. Falei da escultura, aqui, num poste de 28/1/2010.
      Uma muito boa noite!

      Eliminar