segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Uma louvável iniciativa (12)


É minha convicção profunda que, só conhecendo o passado, poderemos perceber e ter objectivos de futuro. Ou eleger princípios essenciais para a nossa conduta pessoal, até mesmo para o país que nos viu nascer. Não se trata de romantismo e nacionalismo serôdios, mas de cultura essencial e básica.
É notório o desconhecimento histórico das últimas gerações de portugueses, com ignorâncias clamorosas, embora com algumas, raras, surpreendentes excepções, nos mais jovens. E, estas, mais por esforço próprio, por curiosidade cultural ou por pedagogia familiar. Que os programas escolares são, de há vários anos a esta parte, de uma indigência clamorosa, a nível da História de Portugal. As criancinhas são induzidas, preferencialmente, a conhecer a Revolução industrial Inglesa mas, ao mesmo tempo, desconhecem, por exemplo, o que se passou, por cá, entre 1383/85. Daí que grande parte dos nossos governantes pareçam apátridas - pelo menos, a falar e a vender o que temos... Em suma, o analfabetismo histórico grassa e faz caminho.
Daí que eu considere muitíssimo louvável, e para destacar, esta iniciativa do jornal Público, de pôr à disposição dos seus leitores, pelo preço imbatível de 1,50 euros, cada uma das dezasseis brochuras, com agradável grafismo e iconografia interior, sobre "Guerras & Campanhas Militares" da História de Portugal. O motivo foi o aniversário da Batalha de Aljubarrota, mas os temas são muito diversificados, e vão desde "As Guerras no tempo da Reconquista" até à "Restauração", etc..
Será, por isso, uma boa oportunidade e a bom preço, de lembrar (os que já souberem) e conhecer (os que desconhecem) alguns momentos e períodos importantes da história portuguesa. Os pequenos livrinhos estarão à venda, nas bancas, nos dias 13 e 14 de Agosto. Oxalá tenham a procura que merecem! 

Sem comentários:

Enviar um comentário