É a segunda maior biblioteca inglesa, a Bodleian Library, em Oxford, logo a seguir à British Library, e uma das mais antigas da Europa, uma vez que a sua fundação data de 1602. No seu acervo conta com o espólio de Thomas Bodley (1545-1613), seu mecenas e patrocinador inicial. Mas alguma coisa tem a ver com Portugal.
Um dos nossos humanistas mais célebres e cultos, D. Jerónimo Osório (1506-1580), que foi bispo de Silves, tinha uma riquíssima biblioteca que, após a sua morte, ficou no Algarve. Numa surtida de corso, o conde de Essex, Robert Devereux, em Julho de 1596, quando se dirigia para Cádis, invadiu o Algarve e saqueou quanto pôde, das riquezas da terra. E grande parte da biblioteca de D. Jerónimo Osório foi levada, depois, para a Inglaterra. Aí, o conde de Essex acabou por oferecer os preciosos livros a Sir Thomas Bodley que, posteriormente, os viria a doar à, hoje chamada, Bodleian Library.
Gostava de visitar esta biblioteca. Há muitos anos que penso nisso. Andamos sempre a tropeçar em referências à Bodleian. :)
ResponderEliminarInformação conjugal diz-me que é um bico de obra para lá entrar, via Net...
ResponderEliminarEsperemos que visitar a biblioteca, em carne e osso, seja mais simples..:-)
Os ingleses que, no geral, são pragmáticos, em questão de bibliotecas com fundo antigo são uns chatos e complicados do pior.
ResponderEliminarSou fã das bibliotecas inglesas de empréstimo, e no seu modo de arrumação. Coisa prática e que toda a gente consegue procurar e encontrar.
ResponderEliminarA minha experiência, MR, é apenas das livrarias inglesas (de Londres), e a impressão que retenho é óptima.
ResponderEliminar