Até cerca de meados do século passado uma boa parte dos livros tinham as páginas fechadas, não só para garantir a sua inviolabilidade como para evitar que furtivos leitores a eles acedessem à borla, creio...
Já tiveram muito mais uso, mas hoje estes 4 abre páginas raramente são utilizados por mim, porque os livros já vêm abertos. Em obras mais antigas, quando preciso, costumo usar o de tartaruga (ao centro) e, quando os livros são de papel mais encorpado, sirvo-me do de metal, que cumpre melhor a sua função.
Não sabia que os livros vinham com páginas fechadas por esses motivos. É aborrecido quando pedimos livros em bibliotecas e vêm assim. Boa tarde!
ResponderEliminarNa colecção Miniatura, da Livros do Brasil, os livros vinham com uma espécie de cera ou lacre branco que não era fácil de tirar: às vezes até se rasgavam as páginas.
EliminarBoa noite.
Ainda não há muito tempo comprei um livro numa Feira - na Torreira - onde estava um alfarrabista. O livro que comprei tinha as páginas fechadas. (para além de amareladas pelo tempo) Como não possuo essas preciosidades servi-me de um abre-cartas com um galo de Barcelos no cimo. É giro, é castiço e...é meu! :-)
ResponderEliminarBoa noite!
Como diz o povo, e bem: quem não tem cão, caça com gato.
EliminarUma boa noite, também!
Também tenho duas ou três facas de papel que serviam para abrir cartas e, principalmente, as páginas dos livros. Alás, quando os livros traziam as páginas fechadas era a primeira coisa que eu fazia: abrir-lhes as páginas todas e deitar as farripinhas de papel no lixo.
ResponderEliminarAgora, quando me aparece um livro fechado, socorro-me de uma faca de cozinha.
Bom dia!
Também já tenho recorrido a facas de cozinha...
EliminarBoa tarde.